Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Sem Temer TEMER em encontro , Ricardo Coutinho consegue suspender pagamento de dívida até o fim do ano

Em encontro com Temer, Ricardo Coutinho consegue suspender pagamento de dívida até o fim do ano

O encontro do presidente interino Michel Temer (PMDB) com os governadores rendeu bons frutos para a Paraíba e outros estados da Federação. Os governadores e vice-governadores de 18 unidades da Federação fecharam acordo para renegociar a dívida com o governo federal, na tarde de ontem (20/6).

Depois de mais de duas horas de reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e algumas propostas apresentadas, o Fórum dos Governadores conseguiu carência total de seis meses no pagamento das parcelas para a União. Para o governador Ricardo Coutinho o encontro serviu também para ressaltar a necessidade de a União liberar recursos para minimizar os efeitos da seca. “Isso é realmente calamidade e é preciso que a União faça o que sempre fez historicamente”, afirmou ao sair da reunião.

Com relação à renegociação da dívida dos Estados com a União, o governador avaliou que a Paraíba foi pouco beneficiada com a proposta do Governo federal e disse esperar que haja outras ações que imediatamente contemplem a maioria dos Estados que não estejam devidamente contemplados com essa renegociação.

Para ele, a renegociação proposta não contemplou a maioria dos Estados. “Um estado como a Paraíba, que de uma forma brava vem cortando o que pode para garantir pagamentos, garantir obras, manter a economia funcionando, na renegociação da dívida foi muito pouco beneficiado e é preciso abrir novas portas nesse momento para que esses estados estejam presentes”, destacou, apontando como uma dessas ações a ampliação do pagamento do BNDES Estados, cujos contratos foram excluídos da proposta de renegociação da dívida.

A proposta aceita prevê a suspensão do pagamento das parcelas da dívida até o fim deste ano. A partir de janeiro do ano que vem, a dívida passará a ser paga de forma escalonada no período de 18 meses.

Seca – Ricardo disse que pautou a questão da seca porque já está entrando no sexto ano sem chuvas na Paraíba, o que considera realmente uma calamidade que necessita de socorro dos recursos federais. Segundo ele, atualmente a União está participando muito pouco das questões de mudança climática e que antigamente costumava assumir sozinha.

Redação