Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

Saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

O Portal Polêmica Paraíba transmite, nesta noite de segunda-feira, 27, o debate realizado entre os candidatos a vice-governadores do estado da Paraíba. Durante o debate o eleitor paraibano terá uma melhor oportunidade de conhecer as ideias destes que ocupam um importante espaço nas majoritárias e poderão vir a governar o estado.

Leia Também:   Assista agora ao #MasterNews com o apresentador Gutemberg Cardoso

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Tv Master

 

  • micheline despedida - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Encerrando o debate, Micheline Rodrigues (PSDB) despediu-se pedindo o voto das pessoas para eleger Lucélio Cartaxo.

  • bruno despedida - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Bruno Roberto (PR) se despediu dizendo que votar nele e em Jose Maranhão é votar em um projeto moderno e inovador.

  • emanuel despedida - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Emanuel Candeia (PSTU) se despediu pedindo voto para Rama Dantas e disse que seus opositores são todos milionários, logo não pensam no povo mais pobre.

  • lígis despedida - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Lígia Feliciano (PDT) pediu voto dos paraibanos para dar continuidade ao trabalho quem vem sendo feito na Paraíba.

  • adjany despedida - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Adjany Simplício (PSOL) se despediu pedindo que os paraibanos não tenham medo da mudança.

  • Na réplica, Emanuel voltou a falar sobre a boicote nos pagamentos às dividas públicas e usar o dinheiro para investir em educação e saúde.

  • A última rodada do bloco teve pergunta de Emanuel Candeia para Micheline Rodrigues sobre projetos para educação. Ela respondeu dizendo que a rede estadual perdeu 40% das salas de aula e seguiu reclamando que muitos alunos da rede estadual não têm conhecimento básico de matemática e português.

  • Na réplica, Adjany falou sobre a ausência de interpretes que auxiliem pessoas com deficiência nas cidades do interior, seja na assistência médica ou psicológica. Na tréplica, Emanuel falou sobre a necessidade de ter cuidadores nas escolas estaduais.

  • O debate seguiu com pergunta de Adjany Simplício para Emanuel Candeia sobre inclusão das pessoas com deficiência na saúde, educação, mobilidade e cidadania. Ele respondeu que, como professor, percebe a necessidade de incluir cada vez mais as pessoas com deficiência, ele reclamou da falta de políticas públicas nos últimos governos que, segundo ele, prometeram e não fizeram. Emanuel disse que os projetos serão ampliados e estendidos para todo o estado.

  • Na réplica, Lígia falou de projetos para ampliação de programas como o Gira Mundo para alunos e professores, que ajudam no desenvolvimento dos alunos e da educação estadual. Na tréplica, Adjany lembrou da suspensão de investimentos em educação pelos próximos 20 anos.

  • A terceira rodada teve pergunta de Lígia para Adjany sobre educação pública. Na resposta, Adjany criticou severamente a mudança na escolha dos dirigentes escolares, que era por eleição direta e não acontece mais, ela seguiu dizendo que as escolas públicas precisam focar no respeito a diversidade e no respeito às demandas dos alunos.

  • Na réplica, Bruno falou sobre obras que dará continuidade e reclamou da lentidão da atual gestão para concluir importantes obras, ele questionou ainda o equilíbrio fiscal do governo. Na tréplica, Lígia reafirmou a boa situação financeira do estado, mesmo diante da crise econômica que o Brasil sofre.

  • Lígia acusa a oposição de “falar mal do governo por falar”.

  • A segunda rodada teve pergunta de Bruno Roberto a Ligia Feliciano sobre infraestrutura citando as obras na área de transporte. Lígia respondeu falando sobre obras hídricas e estradas. Ela seguiu falando sobre os parques feitos pela gestão Ricardo Coutinho.

  • Na réplica, Micheline disse que a UEPB é o grande patrimônio da Paraíba e disse que a instituição vem sendo perseguida, enfatizando a importância de discutir mudanças dialogando com a Universidade. Na tréplica, Bruno disse que é importante preservar e respeitar a autonomia das instituições.

  • A candidata Micheline Rodrigues vai começar o bloco perguntando a Bruno Roberto sobre o tratamento destinado a UEPB pela atual gestão e pediu que ele apresente sua plataforma de campanha para este segmento, Bruno disse que vai cumprir a lei e repassar o duodécimo completo para a Universidade, ele citou dados do Ministério da Educação sobre escolaridade na Paraíba e criticou a educação estadual e municipal afirmando que vai mudar  a atual realidade.

  • O quarto bloco teve início com o mediador agradecendo o apoio da Polícia Militar e agentes de trânsito da Semob, assim como o Corpo de Bombeiros.

  • WhatsApp Image 2018 08 27 at 21.18.07 - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

  • WhatsApp Image 2018 08 27 at 21.18.43 - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Os intervalos são usados também para assessores e familiares trocarem ideias com os candidatos

  • WhatsApp Image 2018 08 27 at 21.19.31 - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Adversários políticos se cumprimentam no debate da TV Master

  • Na réplica, Emanuel disse que os concorrentes “divagam”, mas não apresentam projetos efetivos. Emanuel garantiu que serão investidos 10% do PIB em saúde para garantir atendimento gratuito, sem parceria ou contratos com Organizações Sociais. Na Tréplica, Bruno disse que será feita auditoria dos servidores codificados.

  • Emanuel Candeia perguntou a Bruno Roberto sobre a proposta dele para a saúde na Paraíba. Bruno disse que, antes de construir novos hospitais, é preciso cuidar melhor das unidades que já existem. Ele voltou a falar sobre ter equilíbrio fiscal para manter hospitais abertos com qualidade para cuidar do povo paraibano.

  • Na réplica, Micheline disse que as pessoas sentem a insegurança e destacou que o comércio nas pequenas cidades sentem a criminalidade. Na tréplica, Emanuel disse que segurança pública inclui o pagamento justo de salários para os policiais e a discriminalização das drogas para enfraquecer o narcotráfico.

  • Micheline perguntou a Emanuel Candeia como ele classifica as melhorias da segurança pública na Paraíba. Ele respondeu que o governo mente sobre as melhorias dos índices, afirmando que as pessoas sentem a violência na pele. Entretanto, ele disse que a repressão não resolve e destacou a importância de não aprisionar as pessoas mais pobres, que são vítimas; Emanuel seguiu criticando o jornalismo policialesco e disse que é preciso oferecer outras alternativas para que as pessoas não ingressem no crime.

  • Na réplica, Adjany disse que um projeto para uma sociedade igualitária inclui não apoiar projeto de escola sem partido. Na tréplica, Micheline disse que Campina Grande foi inovadora em diversos setores citando o apoio e abertura de vagas em creches para crianças com microcefalia.

  • A terceira rodada do terceiro bloco teve pergunta de Adjany Simplício a Micheline Rodrigues sobre educação e criticou o projeto de escola sem partido, que foi aprovado na cidade de Campina Grande. Micheline disse que não participou de golpe e afirmou que não é reponsável por quaisquer projetos aprovados porque está colocando seu nome pela primeira vez em disputa eleitoral. Micheline seguiu falando sobre diversos projetos implantados na Prefeitura de Campina Grande.

  • Lígia disse, na réplica, que serão criadas unidades de atendimento e prevenção a doenças cardíacas. Na tréplica, Adjany falou sobre a falta de alimentação para a população mais simples, dizendo que educação sexual na escola e alimentação nas escolas fazem parte de política de saúde.

  • A segunda rodada teve pergunta de Lígia para Adjany sobre projetos para a prevenção de doenças na Paraíba. Adjany disse que a proposta de saúde não é apenas pensando no atendimento em consultórios, porque é falho, segundo ela. Adjany seguiu falando sobre a demora na realização de exames médicos e criticou o atendimento a mulheres na Paraíba, citando dificuldade de acesso a métodos contraceptivos, como DIU; ela falou sobre esporte e educação como mecanismos de prevenção a doenças, assim como água encanada que integram política de atendimento em saúde.

  • Na réplica, Bruno Roberto chamou a economia paraibana de predatória e afirmou que haverá redução de impostos para industrias se desenvolverem em diversas regiões do Estado. Na réplica, Lígia disse que é testemunha da política do atual governo que vem dando certo com importantes investimentos em todo o estado e em diversas áreas.

  • Bruno Roberto perguntou a Lígia Feliciano como ela pretender criar novos empregos. Na resposta, ela disse que o empreendedorismo é uma marca da atual gestão, através do Empreender-PB, e destacou que a Paraíba vai atrair mais empresas que se instalem na Paraíba investindo no estado e fazendo parceria para gerar empregos para a mão de obra mais qualificada. Ela falou ainda sobre incentivo a Universidade Estadual da Paraíba citando a importância de manter o equilíbrio fiscal da Paraíba, ajudando as pequenas empresas a se desenvolverem cada vez mais.

  • O terceiro bloco terá perguntas de um candidato para outro, com tema livre, haverá réplica e tréplica.

  • WhatsApp Image 2018 08 27 at 22.07.54 - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

  • Adjany comentou dizendo que o papel do vice é colaborar na execução da política e assumir também parte nas ações que não são alcançadas, ela destacou que integra um projeto e que fará parte da realização e da avaliação. No arremate, Lígia disse que a Paraíba precisa avançar para que as pessoas sigam tendo orgulho da Paraíba.

  • A quinta rodada do segundo bloco teve pergunta de eleitora a Lígia Feliciano sobre a contribuição da vice-governadora na gestão estadual. Ela respondeu que como vice-governadora de Ricardo contribuiu para os avanços na Paraíba, ela afirmou que o governo retirou 54 cidades do isolamento que significa desenvolvimento e crescimento, ela citou ainda o Orçamento Democrático Estadual e testemunhou muitas histórias de desenvolvimento, que ela pretende continuar contribuindo ao lado de João Azevedo.

  • Emanuel Candeia comentou o assunto dizendo que a segurança pública é “um descalabro na Paraíba” criticando os assaltos que acontecem em todos os lugares, nas paradas de ônibus e nas ruas, ele disse que é preciso desmilitarizar a Polícia Militar. No arremate, Adjany disse que no projeto político de uma nova polícia é preciso entender o respeito a adversidade e agir na prevenção ao crime, “com inteligência”.

  • Adjany Simplício respondeu pergunta de eleitor sobre propostas para segurança pública. Ela respondeu que é uma questão complexa e destacou que os problemas na segurança pública advém de problemas sociais, “é importante entender que os movimentos sociais não devem ser criminalizados, é importante também valorizar os profissionais da segurança pública, que devem agir pautados nos direitos humanos”, disse.

  • Bruno Roberto comentou a resposta de Micheline e disse que é importante subsidiar a compra de sementes para os agricultores, assim como o apoio a criadores através de melhorias genéticas dos bovinos “oferecendo sêmen de touros selecionados”. No arremate, Micheline disse que é imprescindível que haja segurança hídrica na Paraíba, que vai precisar de água para produzir e para sobreviver junto com os animais.

  • A terceira rodada teve pergunta de eleitor a Micheline Rodrigues sobre apoio a agricultura na Paraíba. Ela disse que é importante manter o homem do campo no campo, trabalhando e se desenvolvendo, para isto, ela citou várias áreas necessárias sobrevivência como transporte coletivo, estradas e apoio. Micheline falou sobre a importância de cuidar da bacia leiteira do Cariri que, segundo ela, não teve atenção da atual gestão.

  • No comentário, Micheline disse que é preciso fazer um diagnóstico das escolas técnicas e o quanto esse ensino tem ajudado os jovens a chegar ao mercado de trabalho, ela falou sobre parcerias com empresas. No arremate, Bruno disse que será feito um mapeamento dos locais onde há maiores índices de criminalidade para aliar esporte e educação com a finalidade de impedir a entrada de jovens no mundo do crime.

  • A segunda rodada teve pergunta de eleitor para Bruno Roberto sobre investimentos para a juventude, ele respondeu que enquanto secretário percebeu que não há investimentos suficientes para a juventude. Ele destacou a atração de novas empresas para a Paraíba, gerando mais empregos, assim como cursos técnicos que capacitem os jovens para o mercado de trabalho.

  • No arremate, Emanuel disse que é preciso mudar porque os professores não recebem o piso salarial, nem tem condições básicas de trabalho nas escolas.

  • Lígia Feliciano comentou a resposta de Emanuel dizendo que os investimentos em educação têm sido prioridade do governo Ricardo Coutinho e terão continuidade na gestão de João Azevedo, ela citou várias conquistas da atual gestão, inclusive a aprovação de centenas de alunos da rede estadual.

  • Emanuel disse que vive a realidade da educação da Paraíba e destacou que a área está precarizada, ele pontuou que o projeto de governo do PSTU prevê o investimento de 10% do Produto Interno do Bruto em educação, ele criticou as gestões anteriores que não pagam bem aos professores nem cuidam da metodologia. Ele destacou ainda que as Organizações Sociais não terão vez na gestão do PSTU e que a educação estará voltada aos trabalhadores e seus filhos

  • A primeira rodada do segundo bloco, teve pergunta de um eleitor para Emanuel Candeia sobre propostas para educação.

  • WhatsApp Image 2018 08 27 at 22.07.30 - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Os candidatos estão acompanhados de familiares, partidários e assessores.

  • tv master debate vices - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    O segundo bloco terá perguntas de eleitores para os candidatos a vice-governador (a). Após a resposta de um candidato, outro postulante comentará o assunto e o primeiro arremata.

  • A quinta rodada teve pergunta de Adjany Simplicio a Lígia Feliciano sobre ações de segurança para proteger as mulheres. Lígia respondeu que o governo da Paraíba criou diversas ferramentas de proteção à mulher, abrigos e aplicativos que ajudem as mulheres vítimas de violência. “Eu estive em Brasília pedindo a implantação da Casa da Mulher Brasileira para a Paraíba”. Na réplica, Adjany reclamou da distribuição de orçamento e questionou o baixo valor destinado a ações de proteção a mulher, ela citou os altos números de violência de gênero. Na tréplica, Lígia disse que a Paraíba investiu bastante no enfrentamento a violência contra a mulher e seguirá fazendo muito mais.

  • A terceira rodada teve pergunta de Emanuel Candeia a Micheline Rodrigues. Ele quis saber quais as propostas dela para a saúde, citando as dificuldades que os usuários do Sistema Único de Saúde enfrentam na hora que precisam de atendimento médico.

  • A quarta rodada teve pergunta de Micheline Rodrigues a Adjany Simplício sobre projetos para solucionar os problemas hídricos da Paraíba. Adjany disse que a crise é fruto da gestão que vem sendo feita na água, “a administração tem sido feita pelas famílias que não são afetadas pela falta de água em casa”, disse. Para a candidata do PSOL é preciso distribuir melhor os recursos em todo o estado e comprar novos equipamentos para a Cagepa, “quem precisa de água tem que ter água, não pode ser usada como material para produzir riqueza que não seja para o povo”, disse. Na réplica, Micheline disse que a Paraíba tem clima semiárido e destacou a importância de ter uma política pública que garanta a segurança hídrica e citou a conclusão do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Na tréplica, Adjany disse que, infelizmente, não é possível contar com recursos federais, já que o Brasil sofreu um golpe, que contou com colaboração do partido de Micheline.

  • Micheline disse que no programa de governo de sua chapa estão previstas construção de novos hospitais e melhorias nas unidades que funcionam, ela criticou a falta de cuidado da gestão pública para as mães que “precisam atravessar o estado em uma ambulância para poder ter seus filhos”. Na Réplica, Emanuel defendeu que o estado deixe de pagar as dívidas públicas e pare de isentar empresas como forma de atraí-las ou mantê-las na Paraíba. Na tréplica, Micheline disse que “é preciso avançar”, ela disse que é preciso cuidar das pessoas para que elas tenham dignidade.

  • Na réplica, Bruno Roberto disse que a entrada de novas empresas a Paraíba vai possibilitar a criação de vagas de emprego no estado, trazendo novas possibilidades. Na tréplica, Emanuel disse que anteriormente, Maranhão (MDB) não pensou nessas propostas para os jovens, que hoje estão, em alto número, envolvidos com facções criminosas.

  • Bruno Roberto seguiu com a palavra e perguntou a Emanuel Candeia o que ele programa para gerar emprego para os jovens. Emanuel disse que é professor nos municípios de Cabedelo e João Pessoa, ele destacou que convive, diariamente, com jovens da periferia. “A falta de opções  e perspectivas está levando os jovens para a marginalidade”. Emanuel garantiu que 10% do PIB da Paraíba serão investidos em cuidados com a juventude.

  • Na réplica, Lígia disse que o programa de governo dela e de João Azevedo tem mais ações que vão cuidar da saúde da mulher e destacou que a Paraíba está em primeiro lugar no ranking de redução da mortalidade infantil. Na tréplica, ele reclamou de hospitais sendo mantidos com verbas de emenda de bancada.

  • A primeira rodada de perguntas, teve questionamento de Lígia Feliciano para Bruno Roberto sobre projetos para a área da saúde. Ele respondeu criticando a forma como a atual gestão lida com os hospitais públicos, sobretudo à saúde da mulher. Bruno Roberto disse ainda que vai aprimorar a gestão da saúde para garantir o custeio dos hospitais, como o Hospital Metropolitano.

  • micheline rodrigues - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Micheline Rodrigues (PSTU) é médica, esposa do prefeito de Campina Grande e destacou a experiência como médica da rede pública.

  • bruno roberto - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Bruno Roberto se apresentou como advogado e empreendedor, ele destacou a necessidade de retomar o crescimento na Paraíba.

  • emanuel candeia - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Emanuel Candeia (PSTU) se apresentou como morador do bairro Mangabeira e destacou a importância de fazer uma revolução na Paraíba.

  • lígia feliciano - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Lígia Feliciano (PDT) se apresentou e pediu aos paraibanos que prestem atenção nas propostas para que a Paraíba sega crescendo.

  • adjany - DEBATE TV MASTER: saiba tudo que aconteceu na discussão entre os candidatos a vice-governador da Paraíba

    Adjany se apresenta e diz que escolheu o PSOL por ser um partido que luta pelo bem da população sem medo.

  • A candidata Adjany Simplício (PSOL) vai começar se apresentando.

  • O mediador realizou a ordem dos candidatos que vão iniciar o debate, explicando as regras do embate de ideias, que terá perguntas entre eles e perguntas dos eleitores para os candidatos.

  • Os candidatos a vice-governador das cinco chapas concorrentes estão, neste momento, na TV Master para debater ideias e propostas para a Paraíba.

  • Está começando o debate, com a mediação do apresentador Alex Filho.