Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PL pode fechar com Lula e abandonar Bolsonaro; mudança pode ser selada em reunião na semana que vem

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

 

 

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, deve acordar com o Partido dos Trabalhadores, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), articulações para indicar o futuro líder do governo no Senado, em troca do apoio à recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). De acordo com informações do site O Antagonista, o PL faria o sucessor de Pacheco daqui a dois anos.

 

 

 

Lula e Valdemar devem se reunir em Brasília na próxima semana, quando o petista voltar de viagem da Bahia em descanso após a campanha. Uma aproximação entre os dois poderia constranger o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) e fazê-lo ser abandonado pela legenda.

 

 

 

Com o nome do ex-capitão, a sigla conquistou a eleição de 99 deputados e mais oito senadores – ampliando para 14 a bancada do PL no Senado -, além de 3 governadores. Na próxima terça-feira (8), Costa Neto dará a coletiva de imprensa após a derrota de Bolsonaro.

 

 

 

Ainda de acordo com a apuração, um acordo com o PL é considerado fundamental por caçiques do PT para enfraquecer o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), que pensava em costurar uma federação de partidos para fazer frente ao próximo governo. Na nova dinâmica, o próprio Lira terá de ceder a Lula caso queira apoio para a reeleição no comando da Câmara.

 

 

 

O União Brasil, de Luciano Bivar, também sinaliza estar ao lado do governo Lula no Congresso, implodindo de vez uma possível frente de oposição de agenda liberal – EM.

 

 

 

Fonte Carlos Magno