Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÃO É MAIS IMPEACHMENT: PSDB vai entrar hoje com ação contra Dilma por uso eleitoral dos Correios – VEJA O VÍDEO DA PROVA

BELO HORIZONTE – A coordenação de campanha do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, informou nesta quinta-feira que ao menos 600 eleitores mineiros confirmaram não ter recebido material de propaganda que deveria ter sido entregue até o dia 10 de setembro pelos Correios. O comitê realizou uma checagem para verificar uma amostra de quem não recebeu o material na residência e pretende criar um site para concentrar a denúncia de eleitores. O partido promete entrar, nesta sexta-feira, com pedido de Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a presidente Dilma, o PT e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

VEJA TAMBÉM
Vocês acreditam nisso?, diz Dilma sobre denúncia de uso eleitoral dos Correios
Aécio acusa Correios de não entregar material de campanha do PSDB em MG
Deputado que afirma ter ‘dedo forte dos petistas dos Correios’ em vídeo promete entrar com ação na Justiça
Deputado diz que Correios ajudaram Dilma a subir nas pesquisas em Minas Gerais
PPS e PSDB representam contra Dilma após denúncia sobre uso dos Correios
O PSDB espera que a ação culmine na cassação da candidata petista. Nesta quinta-feira, o partido protocolou uma denúncia criminal na Procuradoria Geral Eleitoral por entender que a campanha da petista impediu o ‘exercício de propaganda’ e pelo suposto uso dos Correios para benefício próprio. As medidas foram tomadas após a divulgação do vídeo em que o deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) agradece a ajuda dos Correios na campanha petista no estado.

– As consequências (da ação) são as mais variadas. A última delas é a própria cassação do registro ou diplomação da presidente Dilma se ficar comprovado da utilização do poder político dela em benefício da sua campanha causando desequilíbrio com as demais candidaturas – afirmou o coordenador jurídico nacional do PSDB, Carlos Sampaio.

O PSDB apresentou alguns documentos nos quais está registrada a troca de mensagens com funcionários dos Correios de Minas Gerais, mas afirmou que a maior prova da ação é, segundo o partido, “a confissão de Durval Ângelo”.

Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) classificou como ‘gravíssima’ denúncia publicada sobre vazamento de perguntas da CPI da Petrobras – André Coelho / Agência O Globo
– Não podemos conceber um deputado estadual do PT efetivamente confirmando a utilização dos Correios para beneficiar a campanha da presidente Dilma, um evidente desequilíbrio eleitoral. A fala do deputado Durval demonstra duas coisas muito claramente: reconhece o aparelhamento dos Correios pelo PT quando afirma que “dedos dos petistas dos Correios” beneficiaram a presidente Dilma e deixa claro que o crescimento da presidente Dilma em Minas deveu-se à participação efetiva desses petistas dos Correios. Ele reconhece que usou empresa pública para beneficiar a presidente Dilma – disse Sampaio.

EXTRAVIO DE CORRESPONDÊNCIAS

Apresentando cópias de e-mails trocados com funcionários dos Correios de Minas, a coordenação da campanha afirmou que o envio de dois lotes de 5,6 milhões de correspondências foi prejudicado. No primeiro lote, que deveria ser entregue até o dia 10 de setembro, Sampaio e sua equipe mostraram um e-mail no qual uma gerente da empresa estatal afirma que 84% dos produtos foram entregues, portanto, 845 mil materiais não teriam chegado ao destino.

– Todo mundo reconheceu que houve privilégio, porque estamos recebendo dezenas, centenas e agora milhares de correspondências confirmando que aqueles dois lotes de 5,7 milhões enviados por Aécio efetivamente não chegaram ao destino – disse Sampaio.

No entanto, os Correios rechaçam a informação. Por nota, a empresa afirmou que 100% dos materiais foram entregues. O email informa, na verdade, que “84% dos produtos teve acompanhamento da entrega”, um índice considerado “bastante alto” pelos Correios.

Em outro e-mail, há uma lista de remetentes na qual o funcionário dos Correios afirma que 100% do produto foi distribuído, mas “devido à reclamação, será feita a redistribuição na rua citada e região”. “Redistribuir o quê, se nós não enviamos nada?”, questionou o coordenador jurídico.

Os Correios também disseram que a informação passada pelo PSDB não está correta. O arquivo, segundo a empresa, “se refere à amostra de acompanhamento da entrega, que representa 4,2 milhões de objetos, equivalente a 84% do total de objetos encaminhados”.

– A menção de 100% distribuídos refere-se à quantidade de itens e não à quantidade de domicílios atendidos. Tivemos situações em que o porteiro se recusou a receber o material de eleição e casos em que as pessoas descartam o material na frente do carteiro, entre outros – informa a nota.

Por fim, os Correios afirmam que receberam 22 reclamações de um total de 5,6 milhões de correspondências entregues. Ao todo, o comitê do Aécio afirma ter gasto R$ 930 mil com despesas relacionadas a envio de propagandas.

‘JOGO SUJO’

A coordenação do PT mineiro divulgou uma nota na qual afirma que “o desespero e a falta de ética e de respeito aos mineiros por parte da campanha do candidato do PSDB ao governo de Minas parece não ter fim”.

– Quando se acha que a campanha tucana já chegou ao fundo do lamaçal, ela nos surpreende com novas baixarias e mais mentiras todos os dias. Vêm desde a colocação, na calada da noite, de cavaletes nas ruas das cidades com os dizeres “Minas agora é do PT”, a panfletos apócrifos com inverdades e falsas notícias sobre a nossa campanha, que tem se pautado na verdade e nas propostas para melhorar a vida dos mineiros – afirmou o presidente do PT de Minas, Odair Cunha.

‘FUNCIONÁRIOS CHATEADOS’

O clima entre os trabalhadores dos Correios de Minas, segundo relato dos próprios, “é horrível”. Os funcionários afirmam que, por causa da demanda gerada pelo período eleitoral, estão trabalhando dobrado e ainda se deparam com notícias envolvendo o nome da empresa.

– Em 2011, quando Wagner Pinheiro foi colocado, disse que ia fazer igual fez na Petrobras (Pinheiro é atual presidente dos Correios e dirigiu o Fundo de Pensão da Petrobras por oito anos). Estamos muito chateados de ver nome da empresa envolvido em esquema de corrupção. Tem muitos políticos do PT nos Correios, eles não estão aqui sem propósito – afirmou a funcionária dos Correios de Minas, Irani Fernandes, integrante da diretoria do sindicato.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/psdb-vai-entrar-hoje-com-acao-contra-dilma-por-uso-eleitoral-dos-correios-14116124#ixzz3YhCzbidH
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Publicado por: Gutemberg Cardoso