Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Não duvido de pesquisas, mas duvido do Ibope

Não duvido de pesquisas, mas duvido do Ibope


 

Tião Lucena

Não duvido de pesquisas, mas duvido do Ibope. Nunca acertou uma na Paraíba. Sempre errou e o pior, para o mesmo cliente, a TV Cabo Branco ou Sistema Paraíba, que é obrigado a contratar o tal instituto, mesmo sabendo que este terceiriza seus serviços, contrata pessoas inexperientes para pesquisar os paraibanos e depois joga no ar resultados que nunca batem com a realidade.

2 – Começou a errar em 1986. Todos lembram. No fechamento das urnas, um pausado Cid Moreira anunciava empate técnico entre Tarcisio Burity e Marcondes Gadelha. Dali a instantes as urnas foram abertas e Burity ganhou com 300 mil votos de diferença. Um empate técnico bastante estranho, vocês não acham?

3 – Quatro anos depois entram em campo Wilson Braga e Ronaldo Cunha Lima. Wilson ia ganhar de lavagem, anunciava o Ibope. Tinha 68 por cento, contra apenas 6 por cento de Ronaldo. Deu águia pra Braga e Ronaldo papou a eleição.

4 – Com Lúcia Braga versus Mariz aconteceu a mesma coisa. Lúcia botou 65 por cento na frente de Mariz e quem ganhou foi o candidato do então PMDB. Se bem que pesou a armação que fizeram com os carros de Gesner Caetano, mas nem por isso deixa de valer a máxima que diz: O que o Ibope anunciar, leia de trás pra frente.

5 – E os exemplos se sucederam de lá pra cá. Em 2010, quando enfrentou Ricardo Coutinho, Maranhão tinha, segundo o Ibope, 53,73 por cento. Em 2014 o Ibope dizia que Cássio ganharia com 47 por cento. O que se viu foi outra coisa.

6 – De modo que, repetindo o que foi dito lá em cima, de pesquisas eu não duvido, duvido do Ibope que nunca acertou uma na Paraíba.