Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Manoel Júnior consegue emplacar manobra para substituir relator de cassação de Cunha

Manoel Júnior

Manoel Júnior

Após manobra proposta pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  o Conselho de Ética afastou o relator do processo de cassação contra Cunha  e realizou o sorteio dos três deputados que poderão ser escolhidos como o novo relator do caso.

Foram sorteados os deputados Léo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA). A escolha cabe ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), e deve ser anunciada nesta quinta-feira (10).

É esperado que, se forem escolhidos, tanto Brito quando Rogério apresentem pareceres favoráveis ao prosseguimento da investigação contra Cunha.
A bandada do PT anunciou que votará pela continuidade do processo, e Rogério também anunciou que votaria dessa forma durante sessão de debates do conselho.
Sérgio Brito não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas foi um dos autores do pedido de vista coletivo que adiou a votação do parecer do antigo relator, Fausto Pinato (PRB-SP).

A Mesa Diretora da Câmara, controlada por aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou o afastamento do relator do processo contra o peemedebista, deputado Fausto Pinato (PRB-SP).

A decisão é assinada pelo 1º vice-presidente da Mesa, Waldir Maranhão (PP-MA), um dos parlamentares investigados na Operação Lava Jato.
O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou que irá recorrer da decisão, comunicada durante reunião do conselho nesta quarta-feira.

O afastamento de Pinato foi pedido por recurso do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), aliado de Cunha, que questionou o fato de o partido de Pinato participar do mesmo bloco do PMDB, partido de Cunha, no Conselho de Ética.

O Código de Ética proíbe que deputados relatem ações contra integrantes do mesmo bloco. Mas o presidente do conselho já havia rejeitado o pedido de Manoel Junior com base no argumento de que o PMDB e o PRB não fazem mais parte do mesmo bloco na Câmara atualmente.

A diferença com o bloco registrado no conselho ocorre porque os blocos das comissões são definidos de acordo com os grupos partidários formados na época da eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Araújo chegou a anunciar que nomearia como relator o deputado do PT, Zé Geraldo (PA), mas depois voltou atrás e decidiu pela realização de novo sorteio.

 

Política&etc com Uol