Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Direção nacional do PSB reforça oposição e diverge de entendimento de Ricardo Coutinho

PSBO presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (4) em que reafirma a postura de oposição do partido ao governo federal diante do agravamento da crise política que afeta o país. “Os acontecimentos dos últimos meses evidenciam um quadro de deterioração ética que foge à normalidade e que leva o PSB a reafirmar a postura crítica em relação ao governo federal e marchar em definitivo para a oposição a este governo, posicionamento que deverá ser convalidado pela Executiva Nacional”.

A posição da direção nacional do PSB vai de encontro ao pensamento do governador Ricardo Coutinho (PSB) que fez uma defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvo principal da 24ª fase da operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira.

Confira a nota na íntegra:

O Brasil convive nos últimos anos com uma das piores crises do período republicano, visto que se somam aspectos políticos, econômicos, federativos e, sobretudo, éticos.

Desde a sua eleição, o que vemos é que o governo da  presidente Dilma Rousseff perdeu a credibilidade e a capacidade de governar, impondo graves conseqüências para o nosso povo, que desde então sofre com a recessão, a carestia, o desemprego – uma crise social que deve ser solucionada por um governo legítimo.

O Partido Socialista Brasileiro tem se pautado pelo equilíbrio e pela determinação de defender as pautas do desenvolvimento nacional e dos interesses populares.

Entretanto, os acontecimentos dos últimos meses evidenciam um quadro de deterioração ética que foge à normalidade e que leva o PSB a reafirmar a postura crítica em relação ao governo federal e marchar em definitivo para a oposição a este governo, posicionamento que deverá ser convalidado pela Executiva Nacional.

O funcionamento das instituições de Estado – Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal – deve ser respeitado em uma democracia, de modo que ninguém possa ser sacralizado e, menos ainda, vitimado simplesmente por responder a acusações que pesem contra ele, independentemente do cargo que ocupa ou que ocupou. Em uma democracia madura, ninguém se surpreende com ações dessa natureza por órgãos de Estado.

Este é um momento extremamente desafiador para todas as forças políticas do país, mas especialmente para aquelas que como nós, socialistas, querem renovar a política e contribuir para a superação deste grave momento de nossa história.

                                                                                                 Carlos Siqueira
Presidente Nacional do PSB