Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A cinco dias da eleição, pesquisa aponta vitória de Luciano com 45% contra 21% de Cida na Capital

Candidatos a prefeito de João  PessoaCandidatos a prefeito de João Pessoa

Pesquisa realizada pelo Instituto Veritá mostra que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), seria reeleito com 45,4% dos votos dos pessoenses contra 21,1% da segunda colocada, a professora Cida Ramos (PSB). O professor Charliton (PT) soma 2,2% dos válidos e Victor Hugo (PSOL) 0,1%. Brancos e nulos atingiriam 18,8% e não sabe ou não respondeu, 12,3%.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, e levando em consideração apenas os votos válidos, Luciano Cartaxo alcança 65,9%, contra 30,6% de Cida Ramos. O professor Charliton  soma 3,3% dos válidos e Victor Hugo 0,2%.

No levantamento espontâneo, sem indicação de nomes, Luciano tem 45% das intenções de voto e a candidata Cida aparece com 20,4%.

Rejeição

A pesquisa do Instituto Veritá também mostra que no requisito rejeição, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, a candidata do PSB, Cida Ramos, aparece em primeiro lugar, com 46,4%. Já Luciano Cartaxo possui 25,7% de rejeição.

Expectativa de vitória

No item expectativa de vitória, quando perguntado, “Independente do seu voto, quem o (a) sr(a) acha que irá ganhar a eleição prefeito de João Pessoa, 70,8% dos entrevistados disseram acreditar na reeleição de Luciano Cartaxo. 13% apostam na vitória de Cida Ramos. O professor Charliton e Victor Hugo ficam empatados em 0,1%.

 Metodologia

O Instituto Veritá ouviu 802 eleitores de João Pessoa entre os dias 21 e 25 de setembro. A pesquisa, que foi registrada no TRE-PB sob o número PB-06254/2016, tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

MaisPB