Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CHORA ACUSAÇÃO, CHORA DEFESA, CHORA ACUSADA E SE FODE O POVO

A advogada Janaína Paschoal em depoimento da acusaçãona sessão no Senado desta terça-feira
Edilson Rodrigues/Agência Senado – 30.08.16

A advogada Janaína Paschoal em depoimento da acusaçãona sessão no Senado desta terça-feira

Uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, a advogada Janaína Paschoal chorou e pediu desculpas à petista durante discurso na sessão de julgamento final do impeachment desta terça-feira (30) no Senado Federal.

“Finalizo pedindo desculpas à senhora presidente. Não por ter feito o que fiz, mas por eu ter lhe causado sofrimento. Sei que a situação que está vivendo não é fácil. Muito embora não fosse meu objetivo, causei sofrimento”, afirmou a advogada se direcionando a Dilma.

“Peço que ela um dia entenda que eu fiz isso também pensando nos netos dela”, afirmou a advogada, que mais cedo havia reconhecido que é “muito difícil” apresentar um pedido de impeachment contra uma mulher.

A fala de Janaína foi feita no dia seguinte ao depoimento de Dilma no Senado. Em sua fala, a petista afirmou que não há base legal para pedir sua saída da Presidência da República e se disse vítima de um “golpe” parlamentar.

Exaltação da defesa

Exaltada, a senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) chegou a acusar Janaína Paschoal de ter sido paga para fazer o parecer do impeachment contra a presidente afastada. A parlamentar criticou a fala da acusação e afirmou que os denunciantes não fizeram um debate jurídico, mas, sim, político. “Para fazer debate político, tem de se submeter a votos populares”, atacou.

A senadora petista afirmou ainda que o processo de impeachment é contra o povo e citou nominalmente as Avenidas Paulista, Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica como locais de “uma elite que apoia o golpe”.

Presidente do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG) rebateu a declaração de Gleisi e disse que ela não pode ofender o Senado nem advogados da “dimensão moral e intelectual” como Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior.

LEIA MAIS: Dilma chora, chama Temer de usurpador e diz: “Respeito às urnas está em jogo”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, responsável pela condução do julgamento de Dilma, também saiu em defesa dos advogados. Ele ressaltou que a legislação brasileira estabelece que um advogado é inviolável no exercício de sua profissão.

Advogado de defesa da presidente afastada suplica a senadores que não decretem morte política de Dilma e que aceitem sua proposta de plebiscito

O advogado de defesa da presidente afastada, José Eduardo Cardozo: atuação que vem sendo elogiada por aliados de Dilma
Edilson Rodrigues/Agência Senado – 30.08.16

O advogado de defesa da presidente afastada, José Eduardo Cardozo: atuação que vem sendo elogiada por aliados de Dilma

Em discurso duro para finalizar a defesa de Dilma Rousseff no julgamento do impeachment, o ex-ministro José Eduardo Cardozo se emocionou, afirmou que, caso seja condenada, a petista será absolvida pela história e acabou a fala de mais de uma hora sendo aplaudido por boa parte dos parlamentares presentes Senado Federal – inclusive pelo presidente da Casa e ex-aliado do Partido dos Trabalhadores, Renan Calheiros –, nesta terça-feira (30).

Em seu discurso, feito na sequência ao da acusação, Cardozo voltou a reforçar a tese da defesa de que o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acatou a abertura do processo como forma de retaliar a petista após o Partido dos Trabalhadores decidir votar contra ele no processo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que busca sua cassação.

“Hoje, golpes não se fazem com tanques ou armas: é destituição ilegítima de presidente”, atacou Cardozo.  “Se há uma pessoa absolutamente correta e íntegra no sistema político brasileiro é Dilma […] A presidente nunca tolerou irregularidades. Bastava cheirar suspeitas que ia na jugular dos seus inimigos […] Acusadores colocam ‘conjunto da obra’ no banco dos réus e se prendem muito pouco na análise da acusação.”

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-08-30/cardozo-chora-aplaudido-por-renan.html

* Com Estadão/BLOGDOVAVADALUZ