Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Azevedo acusa PMJP de retirar apoio e diz que Cartaxo teve atitude “pequena”


IGF: Azevedo acusa PMJP de retirar apoio e diz que Cartaxo teve atitude “pequena”

“A Prefeitura é que tem que dizer por que retirou o apoio”, disse o secretário.

O secretário de Infraestrutura do Estado, João Azevedo Lins, participou nesta quarta-feira (11), das discussões do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), no Centro de Convenções de João Pessoa. Em entrevista ao WSCOM Online, ele acusou e lamentou uma possível atitude do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que teria autorizado a retirada do apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ao evento, anteriormente.

Na oportunidade, João Azevedo disse que os frutos e benefícios do IGF não são para dirigentes e sim para a população e que a Prefeitura é que tem que dizer porque retirou o apoio. “Não se trata de pessoa, não se trata de partido político, não se trata de nada, é a cidade que ganha com isso. É uma pena, porque a cidade, o próprio evento merecia uma atenção especial, é claro, de qualquer órgão, de Prefeitura ou qualquer outro órgão, porque os frutos e os benefícios não são para dirigentes, nem pessoas que estão atualmente exercendo cargos administrativos, os benefícios são para a população. O benefício que ficará aqui para a cidade serão, por exemplo, todo o trade turístico vai ter benefício com isso. Então quando se tem atitudes como essa é lamentável”.

Indagado se essa foi uma questão de “picuinha” política, Azevedo disse que não gosta de discutir isso e que espera outros eventos desse porte em João Pessoa para a Prefeitura se posicionar em relação à apoios. “Sinceramente, acho que isso é tão pequeno, que isso não traz ou acrescenta nada. Foi uma decisão da Prefeitura de retirar, mandou um e-mail para o Doutor Hartmut Glaser (secretário executivo do Comitê Gestor da Internet), dizendo que retirava o apoio do evento. Enfim a Prefeitura é que tem que dizer por que retirou o apoio. Eu confesso que tenho a lamentar, porque eu acho que poderia ter se acrescido mais coisas, mas não foi, infelizmente, vamos ver daqui para frente, para outros eventos”, ressaltou.

Apesar da declaração do secretário, a PMJP mantém o apoio logístico ao evento, com a disponibilidade de equipes da Guarda Municipal, do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e da Vigilância Sanitária.

Organização do evento
Sobre o IGF em João Pessoa, o secretário destacou que a realização do evento na Capital do Estado é fruto de um trabalho feito anteriormente, segundo ele, o Estado foi dotado de uma infraestrutura como o caso específico do Centro de Convenções que, “é uma ambiente propício para realizar esses eventos do porte do IGF, do porte da Robocup, eventos que são internacionais e que atraem uma população muito grande para a Paraíba. Foi preciso que o Estado fizesse o seu dever de casa em termos de infraestrutura pra que isso se tornasse possível”, lembrou.

Ele disse ainda que a captação de eventos como esse é um trabalho que vem sendo realizado. “Fora esse evento, estamos trabalhando em outros, assim que confirmar, vamos publicizar. Hoje, enquanto está acontecendo o IGF, nós já estamos tratando de outros eventos internacionais. Estamos nos preparando para receber outros eventos”.
Azevedo adiantou que não poderá falar quais eventos João Pessoa sediará porque são contatos que estão acontecendo agora com outros organismos, “pelo encantamento do próprio lugar, da estrutura que está sendo mostrada aqui, as pessoas já estão querendo realizar outros eventos, a gente está nesse caminho e eu tenho certeza que ano que vem, nós vamos ter outros eventos assim. Se não na proporção do IGF mas tenho certeza que tão grande quanto”.

Internet
João Azevedo falou também sobre a importância de ter um equipamento como o Centro de Convenções para receber e sediar esses eventos. “Aqui estamos tratando de um tema que interessa a todo o mundo, temos quase 150 países pensando e discutindo exatamente a questão da governança da internet. É um evento extraordinário, nós já podemos constatar o sucesso desse evento, pela participação, pela quantidade de pessoas que estão participando, pelas noticias que nós estamos recebendo de outros países, por quem também está acompanhando via internet, a transmissão ao vivo, o youtube transmitindo ao vivo, ou seja, é um evento mundial, é um evento em que milhares de pessoas no mundo inteiro estão assistindo. Isso nos deixa muito felizes por tudo está dando certo, tudo dentro do que era previsto”, acentuou o secretário.

Por Fabrícia Oliveira
WSCOM Online