Candidato do PSL está 18 pontos percentuais à frente do adversário petista

Primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições presidenciais aponta vitória de Jair Bolsonaro
Arquivo/Agência Brasil

Primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições presidenciais aponta vitória de Jair Bolsonaro

A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno divulgada nesta segunda-feira (15) indica Jair Bolsonaro (PSL), com 18 pontos percentuais de vantagem nas intenções de voto das eleições presidenciais diante de Fernando Haddad, do PT.

O candidato do PSL aparece com 59% enquanto o petista tem 41% dos votos válidos, de acordo com o levantamento. Essa é a primeira  pesquisa Ibope  para o segundo turno das eleições 2018.

No cálculo de votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e indecisos. E é essa a conta que a Justiça Eleitoral faz para divulgar o resultado das eleições. Nos votos totais, Bolsonaro segue na frente, com 52%. Haddad tem 37%. Brancos e nulos somam 9% e 2% não soube ou não quis responder. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

No levantamento para o segundo turno, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar os nomes de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.

Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos do voto: 41% votariam nele com certeza, e 35% não votariam de jeito nenhum. Fernando Haddad  é o que tem a maior rejeição: 47% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 28% manifestam votar com certeza no candidato.

Os eleitores que poderiam votar no candidato do PSL somam 11%. No levantamento, 11% disseram não o conhecer o suficiente para opinar e 2% responderam não saber se votariam em Bolsonaro.

Em relação a Haddad, o porcentual de entrevistados que “poderiam votar” no presidenciável petista é de 11%. Entre os entrevistados, 12% das pessoas afirmam que não o conhecem o suficiente para opinar e 2% dos eleitores se dizem indecisos sobre um voto no petista.

pesquisa Ibope foi encomendada pelo jornal “Estado de S. Paulo” e a TV Globo. O instituto ouviu 2.506 eleitores em 176 municípios, entre sábado (13) e domingo (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01112/2018.