Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Adriano Galdino apresenta PEC que acaba com reeleição ilimitada para Mesa Diretora da ALPB

Adriano Galdino apresenta PEC que acaba com reeleição ilimitada para Mesa Diretora da ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para modificar o texto da Constituição do Estado da Paraíba no tocante a eleição para formação da Mesa Diretora da Casa. A nova proposta prevê o fim da reeleição ilimitada, permitindo apenas dois mandatos consecutivos tal como ocorre nas eleições majoritárias. Dessa forma, ficaria proibido um terceiro mandato consecutivo.

Adriano Galdino afirma que a medida visa colocar um fim às diversas interpretações existentes sobre o tema. A PEC foi protocolada no dia 10 de outubro e já conta com a assinatura de diversos deputados reeleitos. Se aprovado, o texto passa a valer a partir de 1º de fevereiro de 2023, data do início da próxima legislatura.

De acordo com a proposta, o texto constitucional passará a ser: “A Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo, limite cuja observância independe de os mandados consecutivos referirem-se à mesma legislatura”.

Subscrevem a PEC proposta por Adriano os deputados Ricardo Barbosa, João Bosco Carneiro, Edmilson Soares, Branco Mendes, Jeová Campos, Dr. Érico, Estela Bezerra, Felipe Leitão, Raniery Paulino, Anísio Maia e Júnior Araújo.