Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pedido de prisão de Lula repercute e Cássio afirma que fundamentos do pedido não são claros

Pedido de prisão de Lula repercute e Cássio afirma que fundamentos do pedido não são claros

 O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), adjetivou o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula apresentado pelo Ministério Público de São Paulo na tarde desta quinta-feira (10) como um “factóide político absolutamente patético”, e disse acreditar que os embasamentos apresentados pelo promotor Cássio Conserino – responsável pelas investigações de ocultação de propriedade do tríplex no edifício Solaris, em Guarujá – são “frágeis”. Costa disse ao Congresso em Foco que “qualquer juiz que tenha o mínimo de experiência e bom senso vai negar um pedido desse”.

“O pedido foi feito por um promotor totalmente sem credibilidade, que tem marcado sua carreira por uma postura claramente partidária e anti-petista”, avaliou o líder.

“Lula não oferece nenhum risco à ordem pública, tem moradia em local certo, tem trabalho em local certo, e não há nenhuma prova contra ele. Ao invés de ajudar a combater a impunidade, isso gera mais tensão e conflito no momento que estamos vivendo”, acrescentou o senador.

Humberto questionou a atuação do MP-SP, e ratificou que o órgão “deveria estar investigando os escândalos do metrô e da merenda”, fazendo referência aos escândalos que envolvem o governo paulista. “E não estão nem aí para isso”, criticou.

Oposição

Por meio de nota, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) disse que recebeu a notícia com cautela: “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente buscando provas. Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”.

Em recente pronunciamento, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima , disse  que a condução do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para prestar depoimentos à Polícia Federal não é a questão mais importante e nem desqualifica a Operação Lava-Jato.

Para ele, as instituições estão funcionando normalmente dentro da lei e dos princípios que regem a democracia, o que também afasta qualquer possibilidade de seletividade das apurações em andamento.

— Opiniões se houve ou não abusos, vão ter. O fato é que essas investigações têm que ter curso, têm que ter sequência e que elas sirvam para revelar a verdade, que é isso o que a população brasileira deseja nesse instante — afirmou.

Entre os oposicionistas, o pedido de prisão preventiva de Lula também repercutiu. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN) disse que ficou surpreso com a notícia. “Esse é um momento de grande tensão. Evidente que fiquei surpreso, até porque a decretação de prisão remete a um ex-presidente da República. Eu não me gratifico nem de longe com esse tipo de notícia, eu não quero o mal para ninguém, agora ninguém pode estar acima da lei”, declarou o senador.

Nas redes sociais, membros da oposição também reagiram à notícia. Em sua página no facebook, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado divulgou a reportagem do jornal Folha de S.Paulo informando sobre o pedido de prisão preventiva do petista com o seguinte comentário “Que a justiça se pronuncie”. Em seu perfil no twitter, o vice-presidente nacional do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP) também replicou a matéria: “MP caba de pedir a prisão preventiva do Lula!! #CarlosSampaio #Impeachmentjá”.

Indicação à Casa Civil No início da noite de ontem a imprensa divulgou a possibilidade de o ex-presidente Lula assumir o Ministério da Casa Civil, ficando no lugar de Jaques Wagner. O líder do governo afirmou ter encontrado com Lula em reunião realizada durante esta tarde junto ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Costa disse que, à princípio, o ex-presidente não pretende seguir esse caminho. Entretanto, não descarta em absoluto a possibilidade. “Em nenhum momento ele se manifestou. Pode ser e pode não ser”, ponderou.

Redação