eleicoesNeste sábado se encerra o prazo para partidos políticos e coligações apresentarem os requerimentos de registro de candidaturas para as eleições 2014. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba fará um plantão das 12 às 19 horas para atender aos interessados. Até o encerramento do expediente desta sexta-feira apenas três partidos haviam procurado a secretaria judiciária para apresentar candidatos. O PTC, o Psol e o PT.

O PTC  com um candidato a senador e dois suplentes, um candidato a deputado federal e quatro candidatos a deputado estadual. O Psol registrou as candidaturas para governador e vice-governador, senador e dois suplentes, sete para deputado federal e 15 para deputado estadual.  O Partido dos Trabalhadores registrou 16 candidatos a deputado estadual.

A partir deste sábado a secretaria do TRE estará aberta todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados até o dia 5 de outubro, quando serão realizadas as eleições.

É também a partir deste sábado que os agentes públicos ficam proibidos  de nomear, contratar ou demitir sem justa causa. A legislação eleitoral também veda o corte ou readaptação de vantagens, remoção, transferência ou exoneração de servidor público até a posse dos eleitos no dia 5 de outubro. A lei prevê exceções para os cargos em comissão ou dispensa de funções de confiança , bem como as nomeações para cargos do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da presidência da República. Também podem ser nomeados os aprovados em concursos públicos homologados até 5 de julho.

Também fica proibido aos agentes públicos das esferas administrativas que estejam disputando as eleições autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou entidades da administração indireta. É proibido ainda aos agentes públicos fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, contratar shows artísticos pagos com recursos públicos e comparecer a inaugurações de obras públicas

Do Gordinho