Esquemas fraudulentos para emissões de Carteiras Nacionais de Habilitação no Departamento de Trânsito da Paraíba descobertos pela Corregedoria do órgão já levaram à prisão de sete pessoas, em dois dias, e novas prisões podem acontecer a qualquer momento.
Além dos órgãos de trânsito da Paraíba, as autoescolas também estão incluídas nas investigações.
O corregedor do Detran, delegado Leonardo Souto Maior, não quis adiantar mais informações sobre a possibilidade de novas prisões, mas ele disse que a medida que os fatos acontecerem, serão repassadas as informações sobre mais flagrantes. Por enquanto, o delegado preferiu não adiantar os próximos passos das autoridades, para não atrapalhar as investigações.
O objetivo das ações policiais é acabar com esquemas fraudulentos nos quais ocorrem a venda de carteiras de habilitação sem os procedimentos legais, tanto na Paraíba, como em outros estados.
Na quarta-feira (12), cinco pessoas foram presas em Natal, no Detran do Rio Grande do Norte, por envolvimento em um esquema de compra de CNH sem que fosse necessário a realização dos testes. Analfabetos pagavam R$ 2,5 mil para ter habilitação.
Na sexta-feira (14), mais duas pessoas foram presas. Uma delas era psicóloga do Detran da Paraíba, que estaria recebendo dinheiro para aprovar um candidato sem que ele fizesse o teste psicotécnico.