Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CORREGEDORIA DO DETRAN PRENDE 5 FALSÁRIOS

  • por

 

A Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (12), cinco pessoas acusadas de envolvimento em esquema de vendas de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em várias regiões do estado. A operação foi realizada em parceria com a Policia Civil do Rio Grande do Norte e as prisões ocorreram dentro do Detran-RN , em Natal.

De acordo com as investigações, o grupo atuava em Campina Grande, Sapé e João Pessoa, levando grande parte das carteiras para serem confeccionadas no estado vizinho. Segundo o delegado Leonardo Souto Maior, corregedor do Detran-PB, o despachante não credenciado, Dequivan Freire da Costa, de 44 anos, era o responsável por comercializar as habilitações, prometendo entregar os documentos sem que as pessoas fizessem as devidas provas legais.

O acusado foi preso com quase R$ 7 mil em espécie e no celular apreendido ainda foram encontrados vários números de CPFs, além de diversas informações do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). “Todos esses dados serão minimamente detalhados através de investigações complementares e, caso seja confirmada a participação no esquema, os documentos serão cassados e as pessoas envolvidas ainda deverão ser processadas de acordo com a lei. Nós também estamos investigando a possibilidade de conivência de funcionários dos Detrans da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que também podem ser penalizados se as informações forem confirmadas.”, acrescentou o corregedor.

Carlos Antônio da Silva, de 50 anos, José Bento Barbosa da Silva, 40, Marcondes Sabino da Silva, 36, e Romário Mendes de Sousa Camelo, também foram detidos acusados de tentar comprar os documentos.

As denúncias comprovaram que o esquema ainda pode ter ligação com outros estados, já que Romário Mendes veio do Rio de Janeiro só para tirar a habilitação. Outro agravante é o caso de Carlos Antônio da Silva, que é analfabeto e de forma alguma poderia ter acesso à CNH.

O grupo foi encaminhado à Delegacia de Defraudações de Natal, localizada no bairro do Alecrim, onde devem permanecer presos. Eles poderão responder por crimes de corrupção ativa, estelionato e falsidade