Pular para o conteúdo

Cláudio Lima diz que a imprensa paraibana tem que focar em notícias que interessem os paraibanos

Cláudio LimaO secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, disse na noite desta quarta-feira, 04, que a crise econômica interfere também no combate a violência. Em entrevista ao programa Master News, da TV Master, ele disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) sempre destacou a necessidade de políticas públicas nacionais para planejar a segurança em todo o país e seguir este planejamento em outros níveis.

“Segurança é uma área muito complexa, é uma área que lida com o ser humano e com peculiaridades que têm que ser tratadas com cuidado”, relatou.

Cláudio Lima falou sobre o Mapa da Violência e destacou que houve uma redução de homicídios na Paraíba, “mas como os números eram muito altos, ainda temos muito o que fazer e estamos trabalhando nesta meta de reduzir ainda mais estes números que vêm descendo desde 2011”, disse.

Sobre o trabalho das Polícias Civil e Militar, ele disse que houve um aumento no encarceramento na Paraíba, mas preferiu não estender a discussão porque disse que teria que considerar outros números e outras áreas.

Questionado sobre as cidades mais violentas do estado que são Cabedelo e Santa Rita, Lima disse que existe uma contribuição muito grande quando a gestão municipal não funciona como deveria. “Hoje no Brasil temos um problema sério que é o trânsito e cabe principalmente aso municípios, e isso traz uma violência, traz preocupação, geralmente os municípios mais organizados colaboram mais na área de segurança, a partir do momento que a cidade tem saneamento básico e mais cuidados com a população, temos mis qualidade de vida e menor índice de violência”, contou.

Sobre os investimentos em segurança, ele disse que apesar do momento difícil com redução de receita, os salários têm sido pagos em dia e alguns investimentos estão mantidos como é o caso dos drones.

“A participação dos cidadãos é muito importante, por exemplo, a Paraíba é o estado que tem um Disque Denúncia em que as pessoas podem colaborar com a justiça de forma anônima, mas percebemos que os cidadãos têm medo de colaborar quando moram em bairros mais carentes, eu percebo isso, é uma construção, nós começamos e temos que continuar”, explicou.

Ele finalizou dizendo que as audiências do Orçamento Democrático tem demandas para a área de segurança e pontuou que “o OD tem uma importância muito grande para a população, na reunião de Monteiro, foi a segunda área com mais demandas e os investimentos dos governo estão a altura dos pedidos e da necessidade das pessoas”, encerrou.

Cláudio Lima falou ainda sobre o comportamento da imprensa e criticou que todos agem da mesma forma e muitas vezes deixam de cobrir pautas que são benéficas e importantes para a população paraibana.

Créditos: Polêmica Paraíba