Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Grupo que usava documentos falsos para conseguir empréstimos é desarticulado em CG

Foto: Ilustrativa

: Da Redação com Secom/PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de Campina Grande, deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), no Centro da cidade, a Operação Mística.

O objetivo foi desarticular um grupo que falsificava documentos públicos e privados, destinados a subsidiar a contratação de empréstimos fraudulentos, a abastecer o comércio ilegal de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsas, de fornecer certificados de registro e licenciamento para clonagem de veículos, além de fabricar notas falsas, entre outras práticas.

Foram presas três pessoas: Anderson Lourenço dos Santos, de 34 anos, Sunare Rose Pereira da Silva, de 42 anos, e Marcílio Rodrigues do Oriente, de 29 anos.

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Durante a operação policial, foram apreendidas dezenas de CNH, certificados de veículos (DUT), RG em branco, além de outros documentos, que vinham sendo usados e comercializados pelo grupo criminoso, sendo constatados que existiam carteiras de habilitação em branco de vários Estados, bem como certificados de registro e licenciamento de veículos também de outros Estados, prontos para serem preenchidos com os dados falsos e subsidiar ações fraudulentas.

Foram apreendidas também seis cédulas de identidade falsas já preenchidas com a mesma fotografia, mas dados qualificativos diferentes.

Após a prisão, os três foram encaminhados para a audiência de custódia. Anderson Lourenço dos Santos teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, os outros dois foram liberados, mas responderão pelos crimes.

Anderson Lourenço vai responder por estelionato, falsificação de documento público e privado, organização criminosa, uso de documento falso e apetrechos para falsificação de documentos.

Já o casal, que foi flagrado tentando realizar um empréstimo em um correspondente bancário, usando documento falso, responderá pelos crimes de tentativa de estelionato, uso de documento falso e falsidade ideológica.