Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AJUDE ; Polícia pede ajuda da população via disque-denúncia para elucidar crimes na Paraíba

Polícia pede ajuda da população via disque-denúncia para elucidar crimes na Paraíba

O Disque Denúncia 197, vem sendo uma ferramenta importante para a elucidação de crimes no Estado. Segundo a Polícia Civil mais de 1,5 mil paraibanos discaram e ajudaram a elucidar crimes, salvar vidas, resolver sequestros, aprisionar armas, tráfico de drogas, pegar fugitivos e prender criminosos este ano.

O Disque Denúncia 197, disponibilizado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) à população para o contato com a Polícia Civil, somente nos quatro primeiros meses de 2015, o serviço já recebeu 1.549 denúncias, uma média de 12 ligações por dia, que contribuíram para a prisão de 98 criminosos em flagrante. Segundo a gerência do serviço, após a criação da ferramenta, houve um aumento no número de denúncias, principalmente por conta da preservação da identidade do denunciante.

As denúncias recebidas no primeiro quadrimestre deste ano se aproximam da metade do total registrado no ano passado, quando 3.645 ligações direcionaram denúncias à polícia por meio do 197. Dessas, 75% foram relacionadas ao tráfico de drogas e a homicídios, o que reflete na colaboração da Polícia Civil na apreensão de armas e drogas.

Segundo o gerente operacional do serviço, João Batista Micena, no ano passado a polícia recebeu denúncias advindas de todos os municípios, sendo João Pessoa e Campina Grande as que tiveram a maior concentração das ligações. O atendimento à população por meio do 197 funciona 24 horas por dia e possui equipes de dez policiais civis de plantão, que repassam as informações recebidas para as unidades policiais competentes que irão investigar os casos. A ligação é gratuita e pode ser feita inclusive de telefones públicos, para informar sobre crimes como homicídios, tráfico de drogas ou qualquer outro ato ilícito e não é preciso se identificar.Redação