Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Na cidade de Mogeiro professor reúne alunos e autoridades, e fala sobre Segurança Publica e Sistema Prisional Brasileiro. (Carlão Melo)

ALUNOS OCUPAM CÂMARA PARA DISCUTIR SEGURANÇA E SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Alunos das turmas do segundo ano do ensino médio (turno manhã) da Escola Otávia Silveira, da cidade de Mogeiro (PB), ocuparam nesta segunda (22.10.18) as dependências da Câmara Municipal para discutirem Segurança Pública e Sistema Prisional Brasileiro.

A iniciativa foi de Zé Neto de Mogeiro que é professor de história na referida escola. O evento contou ainda com as presenças dos tenentes da Polícia Militar da Paraíba, Eurípes Aguiar e José Silveira Capella Júnior, da Drª Mércia Maria, assessora do Ministério Público na comarca de Ingá (PB), da Srª Mônica Cavalcante, professora e Secretária de Educação do município de Alagoa Grande (PB), do Sr. Ademir Daniel da Silva Júnior, representando a direção da escola e o Sr. José Siveira Capella, atual vice-prefeito da cidade de Mogeiro.

O encontro tratava da culminância do “Projeto Mestres da Educação”, trabalho desenvolvido pelo professor José Neto com o seguinte tema: “Sistema Prisional Brasileiro, realidade cruel, a escolha é sua!”.

Esse projeto tem como objetivo, levar a juventude estudantil a fazer uma reflexão sobre o cometer crime, a criminalidade e suas consequências, bem como, despertar o mundo acadêmico, a escola de forma geral, e a sociedade a discutirem segurança pública, algo que é da responsabilidade de todos, assim como prever a constituição de 1988.

Os presídios do Brasil são sinônimos alegóricos de inferno, se faz necessário uma discussão profunda sobre o assunto, a fim de levar o jovem a conhecer esse caos para evitar a prisão. Sem criminosos nem crimes, fecham-se as prisões. É utopia? É, “mas estamos fazendo a nossa parte”. Falou o professor Zé Neto.

Convidados e alunos desenvolveram um debate de altíssimo nível sobre o tema. A secretária Mônica Cavalcante disse que atitudes como essa são “dignas de elogio”, e concluiu dizendo que esses eventos “aproximam escola, polícia e sociedade, principalmente quando jovens estudantes ocupam os espaços do poder como estamos fazendo nesse momento”.

Todos os presentes saíram satisfeitos com o evento, provando que o nosso país precisa de diálogo, políticas públicas certas, e iniciativas inteligentes e humanas, só assim evitaremos a barbárie.

José Silveira Capella Zé Capella e outras 10 pessoas
A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo José Silveira Capella Zé Capella e Zé Neto De Mogeiro, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
A imagem pode conter: José Silveira Capella Zé Capella, sentado
A imagem pode conter: 3 pessoas
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo José Silveira Capella Zé Capella, pessoas sorrindo, área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 7 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Zé Neto De Mogeiro, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna