Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM MOGEIRO SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL É INAUGURADA NA ESCOLA MARIA DAS DORES CHAGAS

Foi inaugurada ontem (7) a Sala de Recurso Multifuncional (SRM), ou Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas.
Já em atividade, a Sala está apta e com profissionais capacitados para atuarem de forma efetiva, o que gera mais um salto positivo no setor educacional da cidade de Mogeiro.
O Atendimento Educacional Especializado é um direito constitucional do público-alvo da Educação Especial. Não se caracteriza como uma espécie de “reforço escolar”, mas sim um local dotado de recursos e estratégias  para desenvolver um trabalho complementar à formação de aluno com deficiência.
Várias Leis e Documentos Internacionais estabeleceram os direitos das pessoas com deficiências no nosso país, como: Constituição da República (1988), Lei Nº 7.853/89 (1989), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – 1990), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases (LDB – 1996).
As professoras Cynara Cristina e Maria Luciana destacam o prazer de contribuir com este recurso pedagógico que vem trazendo inovação e melhorias para a escola. “Todos têm o direito de aprender a ler e escrever, utilizando a aprendizagem em suas práticas sociais. Me sinto lisonjeada por poder participar deste processo direcionado à crianças com deficiências”, disse Cynara.
Luciana ressaltou:”Sempre me identifiquei com este tipo de educação, e agora é uma verdadeira realização auxiliar crianças a se desenvolverem dentro de suas especificidades. A Sala de Recurso Multifuncional (SRM) vem trazendo inúmeros benefícios e dá uma nova face à inclusão em nossa cidade.”


***
Para um entendimento mais claro sobre a aplicabilidade da Sala de AEE, abaixo uma transcriação clara, retirada da internet:
O que é o AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O que faz o AEE
• apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades
• disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização
• adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos
• oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades)
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Para quem
O AEE se destina a alunos com deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total)
Alunos com transtorno gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço.
(Fonte: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/secretaria/educacao-especial/1668-atendimento-educacional-especializado)
 
Texto e Fotos: Rianny Silveira