Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vereador Marcone toma posse na presidência da Câmara Municipal de Itatuba (Ingá Cidadão)

Vereador Marcone toma posse na presidência da Câmara Municipal de Itatuba

A Câmara Municipal de Itatuba realizou na noite desta sexta-feira (28), a sessão solene de posse da mesa diretora que foi eleita para o biênio 2023/2024, tendo a seguinte composição: Presidente –  ANTONIO MARCONE BORBA GUERRA; Vice-presidente – JAEL AURINO DE ANDRADE CABRAL; 1º Secretário – AÉCIO CAVALCANTE DE MEDEIROS e 2º Secretário – ERALDO MERENCIO DE LIRA.

Marcone toma posse na condição de presidente por força de decisão judicial em Ação de Mandado de Segurança impetrado contra o então presidente Aécio que através de um ato considerado ilegal pela justiça, anulou a eleição realizada em janeiro de 2021 e se reelegeu em nova eleição. Após cerca de sete meses de tramitação, em primeira instância, a justiça decidiu o mérito da questão em favor de Marcone.

A disputa judicial pela presidência repercutiu em toda região e atraiu o interesse da população que lotou o plenário da Câmara Municipal para a cerimônia de posse. Inicialmente a sessão foi aberta com o quorum mínimo de três vereadores e posteriormente chegaram os demais vereadores, com exceção do ex-presidente Aécio Cavalcante.

A sessão de posse foi prestigiada pelo ex-prefeito Aron Andrade que discursou em plenário desejando ao presidente sucesso na presidência do legislativo municipal.

Os vereadores Telbânio e Eraldo Merêncio também usaram da palavra para desejar sucesso a nova mesa diretora e pregaram a união do legislativo com o executivo em prol do desenvolvimento de Itatuba. O presidente empossado, Marcone, agradeceu os apoios recebidos dos familiares, amigos e eleitores que o conduziram a uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez e agora como presidente.

Presidente Marcone e advogado Dr. Josevaldo Andrade

O advogado Dr. Josevaldo Andrade na tribuna explicou sobre os fatos ocorridos desde a eleição de 2021, o ato unilateral de anulação e suas consequência, bem como as ações movidas na justiça da Comarca de Ingá até a decisão do mérito e negativa de liminar perante o Tribunal de Justiça.

Ao final da sessão, já como presidente, o vereador Marcone recebeu os cumprimentos ao som do foguetório em comemoração.

O ex-presidente Aécio Cavalcante que deixou um legado de um novo prédio da Câmara Municipal e várias ações visando a empregabilidade e participação política dos jovens, recorreu da decisão judicial, no entanto, teve a liminar negada e aguarda a decisão do mérito em segunda instância.

Confira com foi a cerimônia de posse no perfil do instagram do Inga Cidadão.