Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Parlamento Jovem de Itatuba recebe a SEJEL e discute políticas públicas para toda a Paraíba

Parlamento Jovem de Itatuba recebe a SEJEL e discute políticas públicas para toda a Paraíba

O Parlamento Jovem de Itatuba esteve reunido na última terça-feira (25) com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (SEJEL), numa parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), Cáritas da Alemanha e Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual (SEODE) para discussão de políticas públicas para as juventudes em toda a Paraíba.

A reunião é parte da construção do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude da Paraíba e o Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, que tem acontecido através de plenárias regionais desde o final de 2021 e passará ainda por diversas cidades.

Em Itatuba, a plenária aconteceu na Câmara Municipal e teve como anfitrião o Parlamento Jovem, projeto de fomento à educação política criado em setembro de 2021 através de projeto de lei que selecionou jovens para a vivência legislativa. A turma pioneira tem conquistado destaque regional nas pautas envolvendo protagonismo juvenil e foi convidada pela SEJEL para também participar desse marco na elaboração de políticas públicas para as juventudes do estado.

De acordo com Wéverton Correia, assessor da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, o Encontro foi muito produtivo. “estar com as juventudes da cidade que representam o região do Vale do Paraíba é algo muito proveitoso. Nosso debate, tendo como anfitriões esses jovens parlamentares mostra o interesse da juventude na construção de políticas públicas. Saímos felizes e satisfeitos”, comemorou o representante da secretária Rafaela Camaraense na plenária.

Já para a presidente do Parlamento Jovem de Itatuba, Mariana Izabell, a participação nesse importante projeto que vai nortear os próximos dez anos das juventudes do estado mostra a relevância que o Parlamento tem obtido ao longo dos últimos meses de trabalho. “É uma honra ver que nossas atividades têm conquistado espaço e esse momento renova nossa responsabilidade por estarmos discutindo ações voltadas os jovens não só de Itatuba, mas de toda região no Vale do Paraíba”, assegura Mariana.

A região de Itatuba compreende ainda as cidades de Ingá, Mogeiro, Juripiranga e Pedras de Fogo.

As principais ações nas mais diversas áreas pertinentes às políticas públicas para as juventudes estão sendo detalhadas ao longo de toda a semana e, após finalização das plenárias, serão consolidadas no Plano a ser apreciado pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa da Paraíba.

Nota do editor : Fico feliz em ter Itatuba como uma das cidades mais relevantes a acessarem o Blog do Vava da luz, como também saber que as mulheres são a maioria segundo pesquisa do google analytic

58% Feminino
42% Masculino

Cidades mais relevantes

Ingá, PB2.837
Itatuba, PB1.425
João Pessoa, PB518
Mogeiro, PB452
Campina Grande, PB442