Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Na última sexta-feira, dia 22/03/2024, a Câmara Municipal de Itatuba enfrentou uma situação atípica durante sua sessão ordinária.

imagem iliustrativa
imagem ilustrativa

Na última sexta-feira, dia 22/03/2024, a Câmara Municipal de Itatuba enfrentou uma situação atípica durante sua sessão ordinária. Todos os vereadores da base do prefeito constitucional faltaram à sessão, deixando apenas o presidente Marcone, o vice-presidente vereador Jael, e o secretário vereador Eraldo presentes.

A atmosfera da sessão tornou-se ainda mais tensa com a inscrição do Secretário Municipal de Turismo, Sr. José Ronaldo Filho, para o uso da tribuna livre. O presidente Marcone abriu a sessão, mas deixou claro que alguns projetos de autoria do poder executivo municipal não entrariam em pauta devido ao quórum mínimo ter sido alcançado.

Em um momento de desabafo, o vice-presidente Jael repudiou veementemente a falta de comprometimento dos vereadores ausentes com a população e com os assuntos legislativos. Ele também expressou sua insatisfação com a ausência de respeito demonstrada ao Secretário de Turismo, criticando a falta de interesse em ouvir sua prestação de contas e os pronunciamentos sobre sua gestão à frente da secretaria.

O Secretário de Turismo, por sua vez, rebateu algumas críticas direcionadas à sua gestão e agradeceu aos vereadores presentes, ao plenário e aos internautas que acompanhavam a sessão.

Além disso, o vereador Marcone aproveitou a oportunidade para parabenizar o Secretário Roninho pela sua atuação exemplar à frente da secretaria de turismo, destacando os esforços e conquistas durante seu mandato.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Eraldo também teceu elogios ao Secretário e, de forma contundente, repudiou a falta de comprometimento dos vereadores ausentes em não comparecerem à sessão, enfatizando a importância da presença e participação de todos os representantes eleitos para o bom funcionamento da Casa Legislativa e para o benefício da comunidade de Itatuba.

O presidente Marcone reforçou o quórum dos presentes, lamentando a falta de comprometimento dos colegas vereadores com a Casa Legislativa e com o povo de Itatuba, e deu por encerrada a sessão.

Entretanto, a segunda-feira, 25/03/2024, trouxe uma reviravolta. A Prefeitura Municipal enviou um ofício à Casa Legislativa, solicitando uma sessão extraordinária para o dia 26/03/2024, às 20h, para a apreciação dos projetos que estavam previstos para entrar em pauta na sexta-feira anterior. No entanto, devido à falta de comprometimento dos vereadores em comparecer à sessão, os projetos não foram discutidos.

Das ausências, a única justificada foi da vereadora Leninha, por motivos de saúde. Em resposta, a Mesa Diretora deliberou que a sessão extraordinária ocorrerá no dia 27/03/2024, às 19h, na sede do poder legislativo municipal.

Com esta reviravolta, fica claro que, mesmo funcionando com o quórum mínimo de três vereadores, a falta de comparecimento dos representantes eleitos interrompeu os trabalhos legislativos, suscitando debates sobre a responsabilidade dos legisladores com a população e com as questões municipais em Itatuba.

Fonte CMI