Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Em sessão histórica, Câmara Municipal de Itatuba instala Parlamento Jovem

Em sessão histórica, Câmara Municipal de Itatuba instala Parlamento Jovem

A noite da última sexta-feira (17) ficará registrada na história de Itatuba. Treze jovens entre 13 e 17 anos foram diplomados e empossados na primeira turma do Parlamento Jovem da cidade. O projeto, que tem como objetivo o fomento à educação política, foi aprovado unanimemente pela Casa Legislativa após propositura do presidente Aécio Cavalcante (MDB), que celebrou o momento.

Ele destacou que os jovens parlamentares, conforme matéria aprovada, farão sessões semanais no plenário da Câmara e terão a oportunidade de apresentar projetos e requerimentos, de forma semelhante aos vereadores. Eles também acompanharão fiscalizações e passarão por oficinas de capacitação voltadas ao funcionamento do Poder Legislativo.

“Um dos meus objetivos ao criar o Parlamento Jovem é capacitar para a promoção de melhores gestores no amanhã, desenvolvendo projetos que tragam crescimento e melhorias. Em breve, poderemos ter uma Câmara mais qualificada, um Conselho Tutelar mais qualificado ou qualquer área em que esses jovens possam estar inseridos, porque pensar e desenvolver políticas públicas reflete em melhorias em todos os setores. A cidade vai ganhar futuros gestores, futuros profissionais com mais preparo, responsabilidade ética, senso crítico, habilidade de diálogo e visão social, mais inclusiva e representativa”, assegura Aécio.

O presidente do Poder Legislativo municipal também destacou que essa será a primeira de três turmas planejadas para o biênio, sendo uma vitrine que trará incentivos para inserir as juventudes nas transformações sociais.

Os jovens parlamentares, de caráter voluntário, foram indicados pela Câmara Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e ECI José Rodrigues de Ataíde, através de critérios próprios, incluindo votação. Cada um deles escolheu áreas, adotadas como partido, para servirem de bandeiras durante a atuação no Parlamento Jovem.

Osvaldo Filho, jovem parlamentar de 17 anos, em seu discurso de posse, enalteceu a iniciativa do presidente Aécio e se emocionou ao relembrar as raízes da família de origem humilde e o poder transformador da educação. “Conhecimento é poder. Vamos juntos nessa construção de uma cidade melhor”, vibrou. Ele foi indicado pela Câmara e disse já ter uma grande quantidade de projetos que pretende apresentar, inspirado na vereadora Jô Oliveira (PCdoB), de Campina Grande, militante dos Direitos Humanos e minorias, que participou da solenidade e apresentou um pouco de sua trajetória, dos movimentos sociais à chegada à Câmara Municipal de Campina Grande.

Também estiveram presentes o Presidente Estadual da Juventude do MDB da Paraíba, Rique Peres, que proferiu palestra sobre os Direitos das Juventudes, o Secretário Executivo de Articulação Municipal da Paraíba, Galego do Leite, o vice-prefeito de Itatuba, Dedé França, secretários municipais, membros do Conselho Tutelar e gestores escolares, além da participação de toda a bancada de vereadores e vereadoras da cidade e familiares dos jovens parlamentares, que realizaram a entrega dos diplomas. “Pela permissão para que filhos e netos participem dessa iniciativa e maciça presença nesta ocasião, meu muito obrigado”, agradeceu o presidente Aécio aos pais e responsáveis, bem como aos colegas vereadores que aprovaram a matéria e a todos que estão contribuindo com o Parlamento Jovem.

A primeira turma de jovens parlamentares de Itatuba já iniciará as sessões na próxima sexta-feira (24) e no dia seguinte participará de oficinas, incluindo conhecimentos sobre o Regimento Interno.

 

 

Assessoria de Comunicação / Parlamento Jovem de Itatuba

Sinaldo Luna