Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM ITATUBA MONSENHOR JAELSON PUBLICA EM SUA REDE SOCIAL : O discurso de um grande Homem

  • por
O discurso de um grande homem.
A A grandeza a que me refiro, não se trata da notável estatura física do orador mas refiro-me à grandeza que vem de um crescimento paulatino, constante e consistente de uma nova liderança política de ITATUBA.
Refiro-me à Marlon e à sua impactante fala na convenção do Partido Cidadania que consolidou sua candidatura à prefeito da cidade.
De onde vêm a relevância daquela fala aos itatubenses?
Marlon teve uma boa formação escolar, recentemente coroada com a graduação no curso de engenharia civil pela ufcg e unifacisa.
Teve a referência da família nuclear ligada à educação e ao empreendedorismo, tem parentes próximos muito proativos e experimentados no campo político. Mas, gostaria de ressaltar aqui, em consonância com sua fala na convenção, uma referência que agregou valor de forma mais específica para dimensão laborial, profissional e de colaboração em gestão pública. Refiro-me ao seu tio e patrão Aron.
Foi com Aron, que no posto de gasolina, Marlon adentrou no mundo do trabalho. Cumprindo suas obrigações de horários, de presteza no atendimento e suando para ter seus primeiros proventos. Houve oportunidade mas não apadrinhamento alienante, havia responsabilidades e ele soube honrá-lás. Um caráter continuava ser forjado também por meio do trabalho que dignifica o homem.
No primeiro mandato do prefeito Aron, os méritos do jovem trabalhador foram reconhecidos e validados numa nova oportunidade de trabalho como secretário de articulação municipal e em seguida secretário de planejamento.
E no segundo mandato como secretário de infraestrutura a mesma determinação no cumprimento dos seus deveres se evidenciava.
Neste quase um ano de convivência mais próxima na gestão, pude testemunhar cotidianamente o perfil de eficiência e eficácia do secretário Marlon. Inteligente, dinâmico, exigente na execução dos projetos que nunca ficavam pela metade mas que iam até o fim com acompanhando pleno e até em minúcias, foi assim que Marlon se lançou com Aron em todos os distritos e sítios, em todos os bairros e instâncias ligadas à ação da secretaria de infraestrutura, alcançando uma capilaridade que o fez conhecer lugares e pessoas de todos os quadrantes do município, suas necessidades, os limites, as queixas e esperanças.
É precisamente desta experiência que vem a consistência do discurso de Marlon. Não se trata de frases ensaiadas, de lugares comuns, de palavras de efeito, de jargão de marketing mas ele falou do que viu e ouviu, do que ajudou a fazer e participou, do que aprendeu com o estilo Aron de gestão que foi abrangente em suas ações e inédito na filosofia do respeito ao adversário, ao contraditório e até ao detrator.
Um legado reconhecido no estado da Paraíba e por todas as pessoas de boa vontade está sendo deixado pela gestão de Aron, o município foi reformatado, tem outra feição na limpeza, iluminação, pavimentação, educação, saúde, patrimônio público, turismo, transportes, estradas, ações sociais e estruturantes, respeito ao funcionalismo, aos fornecedores e ao comércio local pela pontualidade no pagamento.
E nessa governança Marlon foi peça ativa.
A administração de Aron está chegando ao seu término constitucional , mas a continuidade não poderia ser fruto de uma aposta de aventura e sim, para potencializar com credenciais adequadas, a escolha do nome para sucessão precisava ser criteriosa entre os que foram treinados na dinâmica da gestão, por isso, não por acaso, o indicado é Marlon. Por ter sido um discípulo do mestre de obras para o bem da população, sua fala impactou porque consistiu em fatos contra os quais não há argumentos e em propostas para as quais damos assentimento.
É Marlon para continuar e Vital para ajudar!