Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prefeito de Itabaiana recebe Secretário Executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Estado e representantes de 13 municípios

Prefeito de Itabaiana recebe Secretário Executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Estado e representantes de 13 municípios
O Prefeito de Itabaiana-PB, Dr. Lúcio Flávio Araújo Costa, na manhã desta terça-feira, dia 11 de abril, esteve recebendo em seu gabinete, o Secretário Executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, Radomécio Leite, Paulo Dália da FAMUP, o Secretário de Meio Ambiente, Ruan Blawdon, assim como prefeitos e representantes de treze municípios do Vale do Paraíba e de outras regiões do estado.
A pauta desse encontro foi “resíduos sólidos”, fazer uma visita técnica à Cooperativa Itamare – Catadores de Materiais Recicláveis da cidade, que tem parceria com a Prefeitura de Itabaiana.
O prefeito Dr. Lúcio Flávio disse que reunir 13 municípios da nossa região e de outras regiões do nosso estado nessa agenda, foi uma grande oportunidade de partilharmos da experiência bem-sucedida desenvolvida pela Cooperativa e pela Prefeitura de Itabaiana. “Agradecer ao Secretário pela vinda a Itabaiana, pelo olhar voltado para o meio ambiente, da preocupação com a destinação dos resíduos sólidos, discussão de ideias sustentáveis, limpeza urbana e o fim dos lixões.
Estiveram presentes representantes de Itabaiana, Sobrado, Queimadas, Salgado de São Félix, Mogeiro, Caldas Brandão, Pilar, Arara, Solânea, Pocinhos, Sapé, Cruz do Espírito Santo e Serraria.
Em um primeiro momento, o Secretário Radomécio falou sobre a nova formulação da secretaria, planejamento de trabalho, ações que cheguem até a população no tocante a coleta seletiva do lixo, que tem se tornado cada vez mais uma fonte de renda para os catadores e por fim se colocou à disposição de todos os municípios.
Radomécio Leite, disse que foi uma manhã muito enriquecedora, de troca de experiência e produtiva para cada município participante e agradeceu a receptividade do prefeito Dr. Lúcio. “Numa outra oportunidade, traremos outros municípios a Itabaiana para essa troca de informações e oportunidades”.
Dr. Lúcio os levou para uma visita técnica a Cooperativa de Catadores ITAMARE, que atua no município há alguns anos e já se faz um trabalho de parceria com o órgão público. Na oportunidade foi apresentado o “Pátio de Compostagem” que oferece tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos, recolhidos em feiras livres e das cozinhas dos moradores da cidade, onde esse adubo já tem destino certo e de forma rentável para a cooperativa.
Por Gil Costa/Jornalista PMI