Itabaiana será o palco da 7ª Feira de Negócios do Vale do Paraíba – Fenevale e do 6º Festival do Camarão, eventos que ocorrerão de 15 a 17 de agosto, na Praça Epitácio Pessoa. A iniciativa conta com o apoio do projeto “Bom é na Feira”, e visa fomentar a economia local por meio da exposição de produtos relacionados à carcinocultura. O evento também se dedica à capacitação profissional, oferecendo palestras e oficinas.
O projeto “Bom é na Feira”, parceiro do Circuito Agro 2024, desempenha um papel significativo no evento, proporcionando um espaço para palestras sobre temas variados, incluindo a Rota Gastronômica do Vale Paraíba, a aquicultura na região, as perspectivas futuras para o setor e a implementação de Energia Solar no Agronegócio.
A feira tem como objetivo, promover soluções de acesso ao mercado e potencializar o poder de compra, além de incentivar a integração dos municípios da região do Vale do Paraíba.
O 7º Festival do Camarão promete ser um destaque, com a participação de empresas de alimentação que desenvolverão um prato inédito de camarão para o festival. O Vale Paraíba, reconhecido por sua produção de camarão, conta com aproximadamente 300 produtores, posicionando a Paraíba como o terceiro estado em termos de produtividade nesse setor.
O vice-governador Lucas Ribeiro celebrou a realização de mais um evento agro e do 6º Festival do Camarão em Itabaiana. Segundo ele, iniciativas como as dos produtores da região do Vale Paraíba não apenas enriquecem a cultura e tradições paraibanas, mas também impulsionam a economia local, destacando a importância da carcinocultura e da agricultura sustentável. “Estamos orgulhosos de apoiar eventos que valorizam o trabalho árduo dos nossos produtores e que trazem alegria e prosperidade para a nossa comunidade,” expressou o vice-governador, evidenciando o sucesso e a relevância do evento para o estado.
Paraíba é o estado que possui uma das maiores produtividades do país na criação de camarão, com uma produção de 15 toneladas por hectare. Terceiro maior produtor de camarão do país, ficando atrás apenas de Ceará e Rio Grande do Norte, o estado paraibano produz anualmente entre 30 e 40 mil toneladas.
Informações gerais
Localização: Mesorregião Agreste Paraibano e Microrregião de Itabaiana.
Área territorial: 218,847 km²
Limites geográficos municipais: Norte: São José dos Ramos; Sul: Pernambuco;
Leste: Pilar e Juripiranga; e Oeste: Mogeiro e Salgado de São Félix.
População IBGE/2020: 24 419 habitantes.
Gentílico: Itabaianense
Data da emancipação política: 26 de março de 1891
Confira toda a programação e tudo o que vai acontecer na Fenevale 2024 e em outros eventos do Circuito Agro 2024 no Instagram: @bomenafeira.
O Bom é na Feira, um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Governo do Estado da Paraíba, juntamente com parceiros como a SECTIES, Parqtec, CS Projetos e SEDAP.