Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Itabaiana prepara retorno das aulas em sistema hibrido seguindo protocolos para retorno seguro

Itabaiana prepara retorno das aulas em sistema hibrido seguindo protocolos para retorno seguro
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3,2 milhões de profissionais da educação do ensino básico já tomaram a primeira dose e mais de 594 mil estão com o ciclo vacinal completo ou tomaram a vacina de dose única.
A vacina chegou, e a secretaria de educação de Itabaiana em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária numa ação conjunta estão visitando as nossas escolas e creches, com o intuito de orientar funcionários e professores sobre as medidas sanitárias necessárias para a volta as aulas em tempos de pandemia.
Na oportunidade, medidas de prevenção e combate à COVID-19 estão sendo repassadas para nossos professores, diretores, apoiadores, e supervisores a fim de que nosso corpo discente retorne após um ano e oito meses de pandemia ao ambiente escolar com segurança. Treze escolas e uma Creche das zonas urbana e rural serão visitadas.
“Nós sabemos que o advento da tecnologia traz a possibilidade das aulas a distância, mas uma aula a distância nunca vai suprir as aulas presenciais, sobretudo no ensino básico. Porque as crianças, elas não têm ali somente as lições, elas também têm segurança alimentar. Afirmou Joelma Fonseca, secretária de educação de Itabaiana.
Entre as orientações para um retorno seguro estão:
• Higiene das mãos.
• Distanciamento entre mesas e cadeiras.
• Uso de máscaras e capacitação dos profissionais. A máscara também deve ser utilizada durante atividades físicas.
• Manutenção de ambientes ventilados.
• Escalonamento no horário de entrada e saída dos estudantes e os intervalos entre as turmas
• Medição de temperatura de estudantes e profissionais ao chegarem no ambiente escolar
• Evitar o uso de áreas comuns, como bibliotecas, parquinhos, pátios e quadras. No caso da prática de atividade física, optar sempre que possível por atividades individuais e ao ar livre.

Por Gil Costa/Jornalista PMI