Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Itabaiana participa da abertura do Ano Cultural José Lins do Rego em Pilar (Por Gil Costa)

Itabaiana participa da abertura do Ano Cultural José Lins do Rego em Pilar

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Fundação Espaço Cultural, Secretaria de Cultura e Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), realizaram nesta quinta-feira, dia 3 de junho, a abertura do ano cultural José Lins do Rego. O evento aconteceu no Engenho Corredor, em Pilar, local onde nasceu o escritor.

Na ocasião o Secretário de Educação Cláudio Furtado apresentou as ações que serão desenvolvidas em alusão ao ano cultural José Lins do Rego: Concurso literário, arte em cena, festa literária e edição especial do Prima, onde discutirão o tema: O Brasil visível e o Brasil invisível nestes 120 anos.

O evento contou com a presença dos seguintes convidados: O Secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcante, do Prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio Araújo Costa, do Vice-Prefeito Cláudio Neto, Prefeito de São Miguel de Taipu, Laelsom Albuquerque, e de Pilar Benicio Neto, dos Secretários de Cultura de Itabaiana e Pilar, respectivamente Socorro Almeida e Ivânia Miranda e do Secretário da Casa Civil, Bruno Melo.

A live foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.

José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, no Engenho Corredor, localizado no município de Pilar.Antes da morte de sua mãe, Amélia Lins Cavalcante, ele morou no Engenho de seu pai, João do Rego Cavalcante, o famoso Engenho Tapuá, que fica em São Miguel de Taipu. Estudou no Colégio de Itabaiana. O Pilarense foi um grande expoente da literatura brasileira e figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiados da literatura nacional. Publicou seu primeiro livro em 1932, “Menino de Engenho” que se tornou um grande sucesso, posteriormente “Doidinho” em 1933. Já em 1953, publicou seu último romance “Cangaceiros”.
Por Gil Costa/Joralista PMI