Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO ITABAIANA !!! ATENÇÃO IPHAEP ! : Em Itabaiana  viola-se restrições do IPHAEP e derruba imóvel tombado.

Em Itabaiana  viola-se restrições do IPHAEP e derruba imóvel tombado.
Moradores do município de Itabaiana escreve à redação do Blog dizendo que foram foram surpreendidos durante a madrugada com barulhos estranhos de desabamento e máquinas retroescavadeiras que estavam demolindo uma casa no centro da cidade.

Ação se deu em razão do imóvel está tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba – IPHAEP, no decreto estadual nº 7.819/78. Na intenção de não ser flagrado e impedido, o proprietário da casa nº 86, sem tomar nenhuma cautela com a segurança dos imóveis vizinhos, arbitrariamente ordenou que as máquinas avançassem e desmoronassem tudo ao chão.

Atualmente o município de Itabaiana possui uma política de preservação patrimonial em que qualquer intervenção estrutural deve ser comunicada e submetida a análise e orientação do município e do IPHAEP – instituição mantedora de uma parceria de cooperação técnica. Na falta da execução deste procedimento, o proprietário do imóvel será punido pelas leis vigentes. Outros casos semelhantes têm ocorrido em Itabaiana. A maior parte das ocorrências partem de empresários que descaracterizam os imóveis de valor histórico cultural para moldarem estéticas que visam valorizar comercialmente seus prédios.

Itabaiana vive dias de guerra imobiliária, onde os interesses do capital levam vantagem sob a preservação do que ainda resta da representatividade histórica e cultural do predical urbano. A população espera que as autoridades competentes tomem providências e impeçam esse retrocesso social.