Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ABRIL AZUL: Prefeitura de Itabaiana lança Projeto “Aceitar, Acolher e Amar”

ABRIL AZUL: Prefeitura de Itabaiana lança Projeto “Aceitar, Acolher e Amar”
O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
Pensando nesse público, a Prefeitura Municipal de Itabaiana através das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano e Social, lançou oficialmente nesta quarta-feira, dia 12 de abril, essa campanha, propagando o assunto nas emissoras de rádio da cidade.
As Coordenadoras da Policlínica Municipal, Simonem Alves e da Atenção Básica, Maria de Fátima Fonseca, explanaram o tema compartilhando com a população a abordagem do novo projeto.
A Coordenadora Simonem Melo enalteceu o trabalho da equipe a frente desse projeto, o apoio da gestão, através do Prefeito Dr. Lúcio Flávio e de todos aqueles que fazem o trabalho acontecer. “Lembrando que o autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social” e nós temos muitos autistas na nossa sociedade.
A Programação alusiva ao mês abril azul é a seguinte: Nestas quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de abril, haverá um mutirão de atendimentos de várias especialidades na Policlínica; No próximo dia 18, entrevista na rádio local com profissionais da saúde; Dia 20, acolhida as famílias no Centro Social Urbano e Dia 28, caminhada de conscientização do projeto: Aceitar, Acolher e Amar, às 16:00 horas, com concentração na Secretaria Municipal de Saúde, em direção à Praça Epitácio Pessoa.
Por Gil Costa/Jornalista PMI