Na última segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação de Ingá junto com a Secretaria Municipal de Saúde deram início às palestras educativas nas escolas municipais sobre as arboviroses, que são doenças causadas por vírus, transmitidos, principalmente, por mosquitos do tipo Aedes Aegypti transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya.
Na oportunidade, profissionais da saúde e agentes de endemias apresentaram de forma didática e lúdica como se prevenir contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, assim como cartilhas foram entregues aos alunos para que o aprendizado fosse levado até os familiares em casa.
DOENÇAS
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.
Uma vez infectada, a pessoa pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.
Na presença destes e/ou qualquer outro sintoma desconhecido, procure uma unidade básica de saúde e não faça uso de medicação sem prescrição de um profissional da saúde.
O Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita os ovos em focos de água parada. Dessa forma, a principal forma de prevenção é evitar a proliferação eliminando focos de água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito.
DICAS
. Tampar os tonéis e caixas d’água
. Manter calhas sempre limpas
. Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo
. Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
. Tampar as lixeiras
. Limpar os ralos e colocar tela
. Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
PREFEITURA MUNICIPAL DE INGÁ
Avançando com você!
FONTE: INGÁ CIDADÃO