Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SEMANA DA AMAMENTAÇÃO EM INGÁ

amamen

 

Foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Saúde, Atenção Básica e NASF, a abertura DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO, este foi abordado trazendo sua importância.

O aleitamento materno é um ato natural, reconhecido como a melhor forma de alimentar, proteger e amar uma criança, suprindo todas as necessidades do bebê nos primeiros meses de vida, para um crescimento e desenvolvimento sadio.

A amamentação não é apenas uma técnica alimentar: é muito mais do que a simples passagem do leite de um organismo para o outro, ainda que diretamente ao seio. Ela é um rico processo de entrosamento entre dois indivíduos um que amamenta e o outro que é amamentado, possibilitando um melhor desenvolvimento psicológico.

Os aspectos psíquicos e emocionais do binômio também recebem ênfase especial, pois durante o aleitamento materno se estabelece a cumplicidade e o vínculo afetivo entre ambos.  Apesar de a criança sentir necessidade física de leite, sua necessidade emocional é igualmente forte, por isso precisa do contato com a mãe, de tranquilidade e de amor, recebidos enquanto mama.

Além de se enfatizar todos os aspectos teóricos importantes para o tema abordado, foi realizado técnicas de alongamento para as grávidas, vídeos explicativos das formas de amamentar, entre outros pontos.

Para realização do evento, contamos com a Enfermeira Rita Lacerda, as fisioterapeutas Anne Dayzielle e Águida Emanuelle, Assistente Social Eliene Paiva, Nutricionista Camila Alves. A psicóloga Tereza Raquel contribuiu para o evento através de textos explicativos e vídeos, já que não pôde está presente.

Texto redigido pela psicóloga Tereza Raquel do Carmo – NASF

ASCOM/Secretaria Municipal de Saúde