Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE INGÁ ATRAVÉS DO CAPS E COM APOIO DO NASF PROMOVEU O DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.

caps7

A luta Antimanicomial tem como objetivo promover um avanço no processo de mudança cultural e política, além da inclusão na sociedade de pessoas com transtorno mental.

caps8

Este evento ocorreu decorrente ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Este dia contou com a apresentação do Coral e exposição do artesanato desenvolvido pelos usuários, além de uma roda de conversa onde participaram o psiquiatra Dr. Renato Lacerda, a Coordenadora do CAPS Heloísa, a Secretaria de Saúde Lindinalva Dantas e a Psicóloga Amanda, com o intuito de divulgar a população o trabalho desenvolvido no CAPS, bem como sensibilizar a comunidade acerca da inclusão social da população que utiliza este serviço.

caps9

De acordo com levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 25% da população sofre, em certo momento da sua vida, algum tipo de transtorno mental.

Uma alternativa aos grandes leitos psiquiátricos são os investimentos nos chamados modelos substitutivos de tratamento na área da saúde mental. Dentro destes modelos estão espaços públicos como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e as Residências Terapêuticas.

Assessoria