Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA DE SAÚDE DE INGÁ ALERTA PARA O REAPARECIMENTO DO CARAMUJO AFRICANO

Coleta Caramujo Africano

Com o objetivo de ajudar a população a Secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental alerta a todos para o reaparecimento do Caramujo Africano espécie que causa doenças e suas formas de combate. Durante o período chuvoso, umas das ameaças da população tem sido o aparecimento desses animais (caramujo africano). Nesse período, é preciso manter a limpeza dos terrenos baldios e quintais.

405706_4

Como se sabe, os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc.

Caramujo-africano

Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados.

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio.

Quanto ao controle desse molusco, indica-se a catação manual dos indivíduos e de seus ovos, colocando-os em dois sacos plásticos, com a posterior quebra de suas conchas antes de eliminá-los. Isso porque tais estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes aegypti. Depois, recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados, e o posterior enterramento, em local longe de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.

O número de caramujos aumenta sempre depois das chuvas e a melhor forma de controle é mesmo pegá-los com as mãos, desde que estejam com luvas. A captura deve ser feita nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando os caramujos saem para comer.

 

Dicas de como matar os moluscos (caramujos) e como recolher:

 

ü  Manuseie e colete o caramujo com a proteção de luvas ou sacos plásticos (verifique se o saco e as luvas não estão furados).

ü  Coloque os caramujos africanos em sacos plásticos.

ü  Para exterminar os caramujos, mantenha-os dentro de dois sacos plásticos e pise em cima com calçado adequado (tênis ou botas) para quebrar as conchas.

ü  Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados.

ü  Recolher também os ovos, que ficam semi-enterrados e proceder da mesma forma usada para os animais coletados.

ü  O material ensacado também pode ser descartado em lixo comum, mas é preciso quebrar as conchas para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para reprodução de mosquitos.

Assista o vídeo para os cuidados com os caramujos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=krtUM78EKmI