Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROFISSIONAIS DA SAÚDE BÁSICA RECEBEM BÔNUS DO PMAQ

 

Já foram depositados nas contas dos servidores das equipes da saúde básica de Ingá, os valores referentes ao bônus concedido pelo Ministério da Saúde através do PMAQ.

PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). É o programa de valorização dos servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. É um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes tem que realizar.

A avaliação é feita analisando a qualidade do serviço, a estrutura física e satisfação dos usuários. Quanto melhor a avaliação maior o investimento, que tem como valor mínimo por equipe R$ 2.360,00 (dois mil trezentos e sessenta reais), e valor máximo R$ 11.800,00 (onze mil e oitocentos), cujos profissionais recebem sua parcela por igual, sem distinção de função.

O município de Ingá conta com 8 equipes da saúde da família, assistindo a zona urbana e rural com ações voltadas para a saúde da mulher, da criança, do adolescente, e do idoso, incluindo atendimento odontológico, vacinação e trabalhos educativos.

Quanto mais alto o índice de certificação das equipes na avaliação do Ministério da Saúde maior será o bônus em dinheiro a receber, destinado uma porcentagem para a gestão outra para os profissionais da saúde envolvidas na atenção básica.

O secretário Pierre Jam parabenizou todas as equipes e espera melhorar o desempenho e o nível de atendimento à população melhore cada vez mais.

Inga Cidadao