Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PREFEITURA COMEMORA ANIVERSÁRIO DA CIDADE COM INAUGURAÇÃO DE OBRA NO BAIRRO DO EMBOCA

Reconstrução da Praça da Cruz do Emboca, onde o público compareceu em massa

A Prefeitura Municipal de Ingá comemorou o aniversário de 174 anos da cidade com a inauguração de abra de reconstrução da Praça da Cruz do Emboca e canalização do esgoto da rua nas proximidades daquele logradouro.

O espaço da Cruz do Emboca, embora seja amplamente usada por políticos em época de campanha e eventos, desde a sua implantação nunca havia recebido investimentos e melhoramentos em sua estrutura, tendo a situação agravada pela destruição da cruz de madeira por um veículo baú no início do ano.

Durante o mês de outubro, mesmo passando por dificuldades financeiras na administração municipal, o prefeito Manoel da Lenha determinou o planejamento e execução da reconstrução da praça da Cruz do Emboca, atendendo a solicitação dos moradores do bairro e comunidade Católica.

Foi construído um canteiro alto com gramado, que serve também de banco, nova e potente iluminação, placa comemorativa e esgotamento sanitário na área da praça, além da nova cruz reimplantada no lugar, porém substituída a antiga de madeira por uma nova em mármore branco. Está sendo preparado também para em breve o sistema wifi de acesso à internet, serviço já disponibilizado em outras praças da cidade.

missa emboca
O evento de inauguração foi aberto por volta das 19:00 hs com a realização da missa celebrada pelo Padre Severino Barbalho com grande participação de fiéis católicos.

padre severino emboca

missa emboca

Padre Severino destacou a importância simbólica da Cruz do Emboca para os ingaenses e que estes devem zelar por ela e trata-la como um símbolo de oração e reflexão, e embora seja também um local de convívio social não deve ser usada para bebedeira.

Padre severino emboca

Ao final da missa o prefeito Manoel da Lenha ao lado do vice Carlos Mendonça usou da palavra para se dirigir aos ingaenses.
O prefeito ao lado do vice Mendonça, aproveitou o momento para agradecer ao povo pela grande demonstração de reconhecimento e apoio nas eleições de 2014.

Lenha emboca

Manoel falou que se dependesse de sua vontade teria feito uma grande festa no aniversário da cidade, porém a situação financeira atual não permitiu. No entanto, fica feliz em poder entregar a população, principalmente aos moradores do Emboca, a obra de reconstrução da Praça da Cruz que pode ser pequena em tamanho, mas é de grande significado e valor simbólico para o povo.

O prefeito reconheceu que a gestão municipal passa momentaneamente por dificuldades e terá que tomar medidas impopulares, porém ressaltou que é nestes momentos de dificuldades que conhece realmente quem deseja ajudar a cidade.

lenha chora emboca

Manoel se emocionou ao falar sobre o problema de saúde que enfrentou recentemente, (labirintite e descontrole da taxa de diabetes), mas que fez bateria de exames e vem seguindo o tratamento prescrito pelos médicos, estando bem melhor de saúde e pronto para enfrentar os problemas da cidade. Agradeceu as pessoas que oraram por ele e para as coisas darem certo, e entregou a Deus àquelas que torcem para dar errado.

manoel da lenha

O prefeito anunciou uma nova fase em sua gestão com o início da construção da UPA, pavimentação de ruas na cidade, obras na zona rural como a que levará água encanada para os moradores de Pedra D’água, ente outras, além das que estão em andamento que são três PSFs, duas quadras de esportes e a obra que está sendo inaugurada hoje.
Manoel da Lenha encerrou seu pronunciamento falando de sua satisfação em ter recebido convite do cerimonial do planalto e participará de encontro com a presidente Dilma nesta quarta-feira (05) em Brasília, acompanhado do prefeito de Queimadas, sendo os únicos do Estado da Paraíba presente a reunião com a presidente.

cruz do emboca

O evento de inauguração e comemoração do aniversário da cidade contou com a presença dos vereadores: Marrinho, Luis de Duca, Gedeilson, Dedé Lavandeira, o presidente da Câmara Municipal Cássio Murilo, vereador licenciado Alcides, secretários e comunidade em geral. O vereadores Jailton do Sindicato e Zeca não estiveram presentes ao evento, porém enviarem mensagem parabenizando o município pelo aniversário e em especial aos moradores do Emboca que receberam o benefício nesta noite.

antonio redeiro
O ex-vereador Antônio Redeiro, nascido no bairro do Emboca, em nome dos moradores agradeceu ao prefeito Manoel da Lenha pela lembrança em investir na Cruz do Emboca, local em que outros prefeitos e políticos só lembram em época de campanha.

inuguração cruz do emboca

Após a celebração e bênção da praça, foi realizada um show de calouros com cantores da terra e logo em seguida a festa continuou com a banda de forró Esquema de Luxo

emboca inauguração.O povo compareceu em peso a festa lotando a praça do Emboca.