Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Parceria Prefeitura/Cagepa leva água encanada às 40 casas do conjunto Zezito Batista e Rua da Palha‏ (Ingá cidadão)

Clique para obter Opções

BENEFÍCIO DA ÁGUA ENCANADA

Moradores das 40 casas do conjunto habitacional Zezito Batista, vizinho ao bairro Antônio Ananias, receberam com alegria o início das obras de escavações do terreno para instalação das tubulações que levarão água encanada às residências.

OCUPAÇÃO LEGAL

Depois de construídas em convenio com programa habitacional do governo federal, e parceria com a prefeitura, as casas foram ocupadas pelos próprios moradores cadastrados na Secretaria de Ação Social em junho de 2015, sem no entanto, ainda contar com a infraestrutura adequada. À época, o então secretário Alex Vilas Baos autorizou a entrega das chaves no sentido de que as pessoas pudessem tomar conta pessoalmente das casas, uma vez que estava havendo invasões nas cidades vizinhas, e havia comentários em Ingá que as casas poderiam sofrer invasão por terceiros não cadastrados. Daí os reais proprietários, de posse das chaves, preferiram ocupar as casas mesmo sem água e energia como forma de garantir seus direitos.

A LUTA PARA INSTALAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA

Posteriormente a secretaria de ação social deu andamento aos trâmites legais e conseguiu acelerar junto a Energisa as devidas instalações e fornecimento da luz elétrica, uma vez que a programação e planejamento da empresa não constava ligação de imediato da energia, tendo sido surpreendida pela ocupação legal antecipada. Recentemente, por meio da gestão da secretária Dra. Cristiane, finalmente conseguiu junto a Cagepa autorização para a instalação do serviço de água encanada, depois de muita luta de reivindicações por meio de ofícios e pessoalmente.

agua encanada conjunto zezito batistaOBRAS DE ESCAVAÇÃO EM EXECUÇÃO

Máquinas da prefeitura estão realizando os trabalhos de escavação do terreno por onde irão passar as tubulações, canos de alimentação residencial e registros. Até então, as casas estavam sendo abastecidas por meio de carro-pipa ou captada em torneira do Ginásio Municipal que fica próximo.

RUA DA PALHA 

Na comunidade rural da Rua da Palha, localizada às margens da BR 230 as obras de instalação dos canos e ligações às casas já foram concluídas, assim como outras comunidades rurais e distritos foram beneficiadas, após aquisição e instalação novamente dos canos e fiação no açude de Chã dos Pereiras, que haviam sido danificados e sumidos na calada da madrugada em atos criminosos que prejudicaram a população, inclusive do município de Riachão do Bacamarte que também participa da parceria e esforço no sentido de garantir o abastecimento d’água nesta terrível crise hídrica, enquanto o açude oferecer condições e esperar em Deus chuvas para aumentar seu nível.

Inga Cidadao