Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OLHA O QUE DIZ O CBBBLOGERS : A pedra

CBBlogers by Leonardo Chaves

A Pedra

E aí pessoal, beleza!?

Ainda tem um restinho de férias aí pra curtir e nada melhor do que viajar não é? Conhecer novos lugares sempre é muito bom.

Eu vou dar uma dica pra você que é daqui do Nordeste, está passando uns dias aqui ou pretende viajar pra cá nas próximas férias.

Existem lugares que poderiam pertencer a cenários de filmes de ficção científica, desses com dragões e princesas, mistérios, heróis e magia.

Uma deles é a Pedra do Ingá, no estado da Paraíba. Ela fica no município de Ingá e pra chegar lá pega-se a estrada que liga João Pessoa, a capital do estado, à cidade de Campina Grande, uma das maiores do interior do Nordeste. São 100 kms a partir de João Pessoa. A estrada é boa, bem sinalizada e as pessoas são muito atenciosas, respondem e indicam qualquer coisa, por isso, não tem problema nenhum pra conseguir chegar até lá.

pedra ingá Cbblogers

O local onde está a Pedra do Ingá é um Sítio Arqueológico que é tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional e é aberto para visitação durante todo o dia, de domingo a domingo.

Quando você entra no sítio, tem então a grande surpresa: um bloco gigantesco de rocha no leito de um rio, que fica seco durante a maior parte do ano. Nesse bloco, que tem cerca de 26 metros de comprimento por quase 4 de altura, você dá de cara com uma variedade incrível de figuras na pedra. São formas circulares, figuras que lembram plantas, animais, pontos que parecem estrelas, círculos que lembram a lua e o sol. Tudo isso inscrito na pedra, em baixo-relevo.

pedra ingá Cblogers

pedra ingá Cblogers

pedra inga Cbblogers

O grande mistério da Pedra do Ingá é que ninguém sabe o que significam os sinais na rocha. Isso por que o rio quando enche leva tudo que é de material, como ossadas ou ferramentas, que poderia servir para dar alguma dica aos pesquisadores.

Tanto é que algumas pessoas insistem em dizer que os símbolos são criação de povos do oriente, como os fenícios, ou até mesmo que são coisa de extraterrestres que vieram aqui com suas naves e deixaram sinais que ninguém sabe o que significam. Porém, os símbolos foram feitos por comunidades pré históricas que habitavam a região. O significado é que realmente até agora ninguém foi capaz de decifrar, mas é provável que sejam figuras ligadas às crenças e à cultura dos povos pré-históricos.

pedra do ingá Cbblogers

Parece coisa de filme ou de livro de mistério, não acha? Então vai lá conhecer!

CBBlogers by Leonardo Chaves