Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOTICIAS DA TERRINHA (por vavadaluz)

Bom dia , boa tarde e boa noite na sua telinha Noticias da Terrinha através do seu Jornal Ingacional, o únicuzinho que mete e não gosta de levar pau, incondicional.

 A seca continua castigando a terrinha cujo povo superlotou a as ruas atrás da procissão de Ramos agradecendo pela saúde e pedindo chuva.

Vinicius, liderança não pede, exige

Uma solução problemática para o Prefeito Manoel da Lenha, é o surgimento de um novo LIDER do governo na câmara de Vereadores de Ingá,  trata-se do vereador DOMINÓ, o meu amiguinho Vinicius Bacalhao.

Rapaz ! tem vereador com dor de cotovelo, o EDIL da família de peixe se desmancha em elogios ao Prefeito, menos mal.

Agora sinceramente, se o ex Sardinha e agora filé de Bacalhao, Vinicius, continuar assim, procurando os mais experientes para orientação com humildade, ouvindo sem arrogância, ele fará um mandato de primeiro escalão sem precisar de DOMINÒ para reeleição-

A festinha no Industrial, foi fenomenal, no madrugal , terminou em pau, no camarote governamental, que legal ,um exemplo social, não me levem a mal.

Disseram que a banda gritava num só tom : Quem é que manda aqui ? Kelé pulando no ringuerote (mistura de Ringue com camarote), aponta pra Mané e respondia           É O CHEFE, É O CHEFE, É O CHEFE.

Ilustração
Ilustração

Isso, isso ,isso, o pau cantou Mané, e jogaram pimenta no olho da mulé de Kelé, homi ,tenha fé, né ?

Disseram que pimenta  no cu dos outros foi  refresco e era cabinha pegando carona na viatura da policia  rumo a Itabaiana , de rabo ardendo  e conversando com o Major Gomes, futuro comandante do pelotão da Chã.

O bom foi que não houve discriminação, de raça. Status, Religião, cor, e apanhou branco, NÊGO, amarelo , pobre , rico, metido a rico, o escambau

Só que em lá chegando, digo, em Itabaiana, na delegacia ao contrario daquele camaradinha que filmou tudo, os apanhados e seus algozes ainda com os três olhos marejados de pimenta, fizeram as pazes e deu trabalho pro delegado apartar tanto abraço.

O vereador Gedeilson fez festa em sua vivenda, algumas ausências notadas como a do Prefeito. Não fui porque não me convidaram com antecedência, e Última Hora é um Jornal da Bahia.

O problema daquela região Robertos Carlos já cantava nos anos 60 quando dizia: Do  meu Ciúmes, ciúmes de você, ciúmes de vocêêêê…

Acidentes de motos continuam acontecendo  na terrinha tanto com pessoas desabilitadas como com menores , é como eu sempre digo, não adianta o esforço do MP sem interação da PM., ou mesmo da sociedade como um todo.

Muitas saudades do Major Gomes, que bota pra lascar, do fudido ao Marajá, de Itatuba, Serra, Riachão ou Ingá, com o Major é pra se arrombar, o parabéns do Vavá.

O bom das Itacoatiaras é que ela absorve o aluno do jardim de infância ao de Doutorado, consegue aglutinar a Cultura e o Turismo no mesmo patamar .

 Você sabia que a LUCK Viagens e Turismo nos visita religiosamente todas a terças- feiras ?

Você sabia que as Itacoatiaras está totalmente as escuras e a noite não podemos encontra-la?

Você sabia que mesmo com toda essa divulgação, com a volta do Turismo de lazer e cultural o município ainda não fez nada pelas pedrinhas ?

Passei o domingo na fazenda do amigo João Martins em Alagoa Grande, quatro açudes de agua doce para pescar e mesa farta. Bolinha e Joselita sempre bons anfitriões.

Do papel para a realidade, acabo de receber oficio da Direção de Escola Municipal de Ingá localizada no bairro da  estação confirmando para amanhã a visita dos seus alunados às Pedras Itacoatiaras nos horários da manhã e da tarde.

Sejam bem vindos ! estaremos lá felizes e ansiosos a espera,  e garantimos uma aula de tópicos interessantíssimos  que   além despertar a curiosidade do discente em relação à aquele patrimônio histórico da humanidade, farão com que eles cresçam sabendo do valor daquela relíquia e aprenda a divulgar e preservar.

Doravante, como fez a diretoria dessa escola , como faz escolas de outros estados e municípios, as nossas escolas, Municipais e estaduais tenham nas Itacoatiaras uma lugar de aprendizado.

O prefeito prometeu-nos que irá determinar a arquiteta da Prefeitura a execução de um projeto do QUIOSQUE para submete-lo a aprovação da Câmara, se não houver agilidade, vou combinar com meu amigo Elvis para ficarmos sócios e colocarmos um TRAILLER bem bonito ali no centro daquela pracinha da pedra.

Agora vejam bem, eu e o Elvis, somos quase que perfeccionistas, e o TRAILLER será de primeiro mundo, banheiros químicos, eu diria um Ingacdonald ambulante com sucos de frutas da época e comidas típicas regionais.

Vindo a ingá visite dona Rosado artesanato caseiro

E agora la se vai abração em Celso Nunes da Oficina, Elvis Rocha, Vereador Alex, Rei da oficina, Lula de Zé Grande, Daniel Lima, Sergio Morais, Leo Fotogra, Evandro e Geovanna, a turma da Cegepa local, meu amigo Zé Rodrigues gostosão , Wando do abacaxi, meus colegas de Trabalho no Turismo, Levi Junior, Ricardo Sérvulo, Tião Bonitão, Gerodie Filho e a Delegada, Aloisio Bezerra promotor, Zé Porto desembargador e muitos outros.

 

QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA HISTORIA

 

Contam que nos anos 40, quatro rapazes filhos naturais da cidade de ingá tomaram conhecimento que pras bandas de Pernambuco, precisamente em São Vicente Ferrer, existia um Zé Satan que fechava o corpo do cidadão contra faca,bala,pau, o cão, o cabra ficava com uma carcaça de aço depois que passasse por lá e ainda por cima se tornava um verdadeiro galã para com  a mulherada da redondeza.

Pois bem, esses ditosos rapazes tinham por nome de Pitota Amaral da Luz, Zé dos Cachos, Rênio e Moacir Burity que, sem titubearem, selaram suas pomposas montarias e partiram rumo ao sucesso catimbolítico.

Quatro cavaleiros, quatro cavalos, e 4 litros de aguardente de cabeça nas guardapas  de suas respectivas selas.

Partiram por volta das 5 horas da matina e entre goles e quedas,  por ACASO, chegaram a São Vicente com o OCASO.

O dia morrendo, a noite nascendo, bateram a porta do Zé Satam Pernambucano, onde foram atendidos  por uma irmã de Santo vestida de branco um  turbante sujo .

Seu Zé – disse a irmã recepcionista – ,a rapaziada de Ingá de Bacamarte lá da Paraiba, chegou, o Sr vai atender agora ?

Zé Satan deu um gemido que parecia mais uma Onça acuada, deu um salto que bateu com a cabeça na cumieira da casa e gritou lá de dentro : CHGO JÁ, DEIXA EU DAR DE BEBER A ZÉ PELINTRA QUE EU APAREÇO.

E lá de dentro se ouvia uma modinha que dizia mais ou menos assim : Na ponte da Bahia, o trem virou, quem manda nessa casa é papai Xangô…

Estavam os quatro na salinha apertada com a ansiedade de ver Zé, quando de repente o cabra aparece na sala, dá uma abocanhada no litro de cana que Pitota segurava com todas as forças , emborca na goela pelo gargalho de um gole só, dá um espirro, um salto solto mortal e diz  de olhos fechados :

Eitcha Rapaziada boa!  quer dizer que vocês tão aqui pra fecharem o corpo, pois não ?- Com um leve aceno de cabeça os quatro confirmaram que sim.

Foi quando viram uma coisa quase impossível, Zé Satan ficou numa perna só, fez um redemoinho que não ficou um candeeiro aceso e quando voltaram a acender as lamparinas Zé Satan já parecia outro.

Pronto, tá  todo mundo fechado, disse Zé, e pra comprovar mesmo vou fazer o teste em quem quiser.

Pegou uma garrucha de dois canos e aí não viu mais ninguém, os MENINOS de Ingá já se encontravam com uns quinhentos metros de distancia gritando : Precisa não Mestre, Nós confiamos no senhor!!!.

De onde estavam mesmo , voltaram para o Ingá todos meditando se o Zé Satan tinha fechado o corpo deles mesmo, mas fazer o teste como ? então, foi quando Rênio começou a sentir algumas cólicas estomacais e pediu para que eles aguardassem alguns minutos enquanto ia no mato.

E passou-se 10,20,30,50 minutos um hora, e saíram atrás Rênio quando o encontraram a dizer :

Nós vamos ter que voltar La no Zé Satan, vamos ter que voltar lá

Os amigos perplexos com tamanha loucura de viagem de volta,  perguntaram : Mas voltar lá pra que Rênio ? no que Rênio respondeu : Pra mandar ele abrir pelos menos o CÙ que eu passei mais de uma hora e não saiu nada, tá como ele disse, completamente fechado o corpo todo Oh Pai de Santo bom da Gõta SÔ !.

 

vavadaluz

Não é possível comentar.