Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOTICIAS DA TERRINHA (por vavadaluz)

  • por

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Podemos chamar de Sucesso a reunião que a Secretaria de Turismo promoveu junto ao Iphan semana passada lá nas Itacoatiaras de Ingá.

Nunca se  viu tanta autoridade ligada ao assunto no mesmo espaço, e ainda por cima com uma atenuante : Todos interessados em resolver os problemas que ora afligem á aquele patrimônio histórico Nacional.

Procurador do Domínio do Estado da Paraiba, Assessor Jurídico do Governo do Estado, Presidente da PBTUR, Assessora da Secretaria de Turismo do Estado, Assessora de Secretaria de Cultura do Estado, Superintendente do IPHAN com seus Auxiliares, Presidente do Iphaep, Arquiteta da Suplan responsável pelo projeto, Autoridades do mundo da Arqueologia, Prefeito de Ingá, Secretários do Município, Diretores e Professores do Município, Imprensa local e do estado enfim, o que se precisava, esta ali.

O Objetivo do IPHAN era fazer o lançamento do projeto que custará 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para estudo e conservação das pedras.

O objetivo de Vavá da Luz era reunir essa TROPA DE ELITE e mostrar-lhe em que situação se encontrava aquele patrimônio, questionar-lhes sobre que órgão tem a incumbência de fazer, e pedir ajuda.

O prefeito Manoel da Lenha ao ver tanta autoridade interessada em sua terrinha, no seu jeito simples de falar e na sinceridade que lhe é peculiar, emocionado, foi réu confesso em dizer publicamente que não sabia da importância daquele patrimônio, que era leigo, entretanto, ressaltou que apesar der não entender, tinha boa voa vontade em ajudar e isso era o essencial, no que foi aplaudido.

De tal forma que, passado o carnaval, voltaremos a João Pessoa dando continuidade a essa busca incessante nos órgãos governamentais a procura de melhores dias para nossa terrinha.

Falando em Carnaval , Maristania e Puan tem dado um duro daqueles para deixar nossa cidade um pouco melhor dando forma e colorido ao visual Momesco, se alguma coisa deixa a desejar, prende-se ao fato de verbas e não de profissionalismo dos dois.

Já na divulgação, Sidney Calderon, que não é auxiliar de seu ninguém, e foi um baluarte de campanha, comanda a festa com seus gritos eufóricos e entusiasmantes levando a galera ao delírio.

Vez por outra, no auge da preocupação, manda a galera pegar camisinha com a Defesa Civil, mas isso é pra não afogar o ganso e tudo bem. No demais, excelente o que faz  por ser de coração o trabalho de Calderon.

Juruna no cenário do seu bairro , a estação

Recebi o novo CD do artista da terra JURUNA onde ele canta só boleros, muito bom, vale a pena conferir

Outro artista dos bons que me manda o CD é Jadeilson do Forró Quentão, já preparado para o São João Jadeilson e seu cabras da peste levantam a poeira com forrós quentões e homenageiam Luis Gonzaga.

Eu particularmente acho que todos esses Artistas da Terra deveriam expor seus trabalhos lá nas Itacoatiaras, tanto com seu Rei como com Emilia no artesanato.

Essa historinha de Bento renunciar me deixou muito nervoso, tem cabinha demais da conta na espera de uma RENUNCIA por aqui.

No pontificado, se depender de mim, do meu voto, o padre Severino será o próximo Pontífice.

Já pensou que orgulho pra nós ? No lugar de Bento XVI, assume o PAPA BIU LA DE INGÁ .

 Um abraço ao padre Severino, autoridade máxima do eclesiástico Ingaense e meus mais sinceros parabéns pela atuação frente a nossa Igreja Católica.

E o AZULÃO botou o Inga todo nas ruas, partindo da Cruz do Emboca uma multidão acompanhou o Bloco do Azulão até a frente da Prefeitura e do bar do meu amigo Zezinho.

Centenas de pessoas se espremiam nas esquinas das ruas pra ver o Bloco passar cantando coisa de amor.

O irreverente Prefeito Manoel da Lenha participava, e das barraquinhas ao camarote foi só alegria.

-=

Mais de cinco toneladas de alimentos foram arrecadados,  que serão revertidos em cestas básicas acompanhada de peixe para os carentes na semana Santa dependendo da validade de alguns produtos, haverá distribuição antecipada de alguns itens. Não tinha eu, visto isso antes.

Presenças do Empresário Valeriano e esposa, nosso amigo Tom Maroja e esposa que nos convida para nos próximos dias 22,23,24 do corrente comparecermos a festa da o padroeiro de Juripiranga.

Pudera eu, dedicar merecidamente uma pagina inteira a Banda de frevo Eufrázio Pereira, capitaneada pelo Maestro Flavio. Instalou-se ela no coreto e deu o recado tocando marchinhas de antigos carnavais.

 

O velho editor não resistiu e caiu na folia fazendo inclusive alguns pedidos como o que me recordava o saudoso amigo Maurino Rodrigues, “ Se você fosse sincera… “ , por magnetismo ou coincidência toda sua filharada estava ali ao meu lado pulando e cantando.

De parabéns o Maestro Flavio, de parabéns todos que ali estiveram animando nosso carnaval, um parabéns especial para os priminhos novos, filhos do primo véi João de Valdivo,  que vestiram no corpo e na alma a camisa da musica e tocaram feito gente grande, outro que também merece um destaque é o Gordo do Forró, filho do grande e saudoso Miguel Sanfoneiro, todos enfim, merecem nossos aplausos.

Será uma questão pessoal minha, já que a Banda não pertence a minha pasta e sim da cultura, mas pode ter certeza que vou aporrinhar o Prefeito com reivindicações para a Banda . Começo pedindo logo um estudo no sentido de uma melhora naquele dinheirinho que eles recebem.

Aos que insistem em ridicularizar, procuram meios legais e não encontram, lembro-me bem que em um carnaval próximo passado, fui passar meio a um bloco que saia do emboca e fui ridicularizado por um monte de pessoas na sua maioria fantasiadas de viados de verdade, pois é, que eles tomem o exemplo de que BLOCOS se vão e vêm outros, quero dizer que, se uma dia você deu em MANÉ FU , hoje MANÉ FU DEU EM VOCÊ , da pra entender ?

O diretor de esportes de Ingá senhor Socígenes atendeu apelo do Vereador Gedeilson e visitou  a comunidade de Chã dos Pereiras onde anotou as reivindicações daquele Edil no que diz respeito ao esporte na sua região.  Em pauta a construção de um campo de Vôlei e melhorias no atual Campo de futebol. Solicitações foram agendadas e deverão ser encaminhadas ao chefe do executivo.

 

Por falar em Vereador, o blog está a disposição da Câmara para que os Vereadores apresentem e divulguem seus projetos, agora se não fizeram, aguente cacete.

 DA SERIE, ACONTECEU COMIGO

Lembrando os velhos carnavais, saímos de Ingá para Itabaiana para brincarmos um CARNAVAL, eu  e os irmãos Manoel e Moacir Carneiro.

Em lá chegando foi tudo fantasia, minha namorada era filha de uma autoridade do transito na época e por coincidência prima dos Carneiros.

È,  mas da fantasia não ficou nem  mascara de Pierrot, quando de repente nos vimos fantasiados de PRESIDIARIOS na cadeia publica daquela vizinha cidade.

Acontece que o Moar boca aberta (Moacir Carneiro) se embriaga e inventa de mijar no pé da mesa do Diretor do clube em pela folia com a banda tocando “você pensa que cachaça é água”

Foi um kudibpoy, um bafafá, um prende e solta da gota que quando chegou ao meu conhecimento, corri para salvar meu amigo e o encontrei preso dentro de um Jipe WILLYS OVERLAND da policia comandado pelo famoso finado CABBO CHICO  ( o matador que mataram) com as pernas pra cima e a boca escancarada , cheia de dentes, esperando o CACETETE  chegar.

Ao me depara com aquela grotesca cena fui logo gritando : O QUE É QUE MEU AMIGO TA FAZENDO AÍ, CABO ?

O cabo bem baixinho, respondeu :  Ele vai preso .

Não me intimidei e continuei gritando : PRESO ? NUNCA !, AMIGO MEU NÃO VAI PRESO NUNCA !

O Cabo mais paciente ainda pegou a doze e disse bem mais baixo, quase que não escuto : Pois então vão presos os dois, já que você não quer deixar ele ir só

Minha resposta parece que saiu do cano da doze : AÍ SIM, AGORA TUDO BEM, VAMOS NÓS DOIS, SOZINHO ELE NÃO VAI NUNCA COMO EU DISSE ANTES.

E fomos para na cadeia ALGEMADOS apenas pela amizade que ainda hoje nos une juntamente com toda família.

Vavadaluz

Estamos aguardando a SECOM PMI e envio de fotos pelo Fotografo oficial da Prefeitura para ilustramos mais nossas noticias

Não é possível comentar.