Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

No Ingá Trabalhadores da saúde realizam encontro para fundar sindicato regional da categoria

agente

Na manhã de quinta-feira (31/07) na cidade do Ingá, ocorreu uma reunião com representantes de associações de agentes comunitários, agentes de combate a endemias e demais servidores em saúde. A reunião ocorreu no salão paroquial do município do Ingá e foi articulada por representante local, Gilberto Silva – Agente municipal de saúde e Iractan soares Neri – Agente comunitário da cidade de Pilar e atual membro da diretoria da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde). O evento também contou com a participação da CTB-PB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), na pessoa do sindicalista José Gonçalves, licenciado da presidência da CTB-PB por estar ocupando a Secretaria de Agricultura do Estado.

 

A iniciativa teve como objetivo a criação de um sindicato regional dos servidores da saúde, incorporando todos os municípios do vale do Paraíba. Dentre outros municípios presentes, Pilar, Pedras de Fogo, Ingá, Itabaiana, São Miguel de Taipu e São José dos Ramos. José Gonçalves destacou que o papel da Central nas lutas junto aos trabalhadores é de fundamental importância, diante da necessidade de se fortalecer as lutas sindicais. “A criação de um sindicato de servidores de saúde engrandece muito a luta do trabalhador em saúde”, afirmou Gonçalves, destacando que as associações não possuem estrutura para questões jurídicas, havendo assim um necessidade da criação de um sindicato, como uma instituição que possui maior força.

 

Segundo Iractan Soares Neri, a meta é a articulação com os 14 municípios que compõe a regional e se construir uma unidade entre os municípios tornando assim um sindicato forte e sólido, que represente não só os agentes comunitários e endemias mas todos os servidores do setor saúde a longo prazo.



Como encaminhamentos, formação de comissão para formulação de pré-candidaturas à direção, apresentando-se Iractan Soares Neri como candidato à presidência do sindicato, representando Pilar. Foi definida comissão com dois representantes por cada munícipio, marcando-se para o dia 20 de setembro outro encontro regional para eleição e fundação do sindicato, na cidade de Itabaiana. Iractan e Evanio Teixeira representam a comissão no encontro regional em Itabaiana.

 

Tribuna do Vale (Reportagem e foto: Evanio Teixeira/Pilar)