Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INGÁ PARTICIPA DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA CAPITAL

A Equipe do Programa Criança Feliz do município de Ingá participou hoje(19) do Seminário Estadual “Convivência Familiar e Comunitária: entre a realidade e as diretrizes”, seminário esse realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), em parceria com a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (Remar), e entidades que tratam da temática da criança e adolescente, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento integra o processo de formação continuada que vem sendo desenvolvido com as famílias, conforme prevê o Plano Estadual de Defesa, Proteção e Promoção do Direito de Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

 

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ EM INGÁ

A Prefeitura Municipal de Ingá, por meio da Secretaria de Bem Estar e Ação Social, formalizou a adesão ao programa “Criança Feliz” do Governo Federal no primeiro trimestre de 2017. Desde a adesão a Secretária, Christiane Ramos, iniciou os tramites burocrático para inserção do Programa em âmbito municipal, até a iniciação prática do programa no município agora no mês de julho. Inicialmente, 100 famílias (crianças e gestantes) serão atendidas nas zonas urbana e rural de todo o território de Ingá. Os nomes com os usuários contemplados já foi enviada pelo Governo Federal e brevemente essas famílias estarão recebendo a visita da equipe do Programa Criança Feliz. A equipe de Ingá é composta por 4 profissionais, sendo uma supervisora e três visitadores, que estarão presentes nas residências de cada usuário realizando visitas domiciliares periódicas com intuito de acompanhar e orientar essas famílias. A capacitação desses profissionais está sendo realizada pelo Governo Federal através do MDSA em parceria com a SEDH.

A Supervisora do Programa em Ingá, Ana Paula de Medeiros, informou “que o Programa Criança Feliz atende às determinações do Marco Legal da Primeira Infância, instituído em 2016. Ela também informou que o Programa irá ser desenvolvido de maneira intersetorial, com ações de assistência social, saúde, educação e direitos humanos. Em Ingá o Programa está vinculado a SEBES e irá compor a rede socioassistencial trabalhando em conjunto com CRAS, CREAS, Programa Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar”, conforme ressaltou a Supervisora.

O programa Criança Feliz prevê visitas periódicas às casas das famílias para desenvolver orientações acerca o desenvolvimento humano das crianças e acompanhamento das gestantes; sempre com olhar acerca da inserção desses públicos junto às politicas públicas de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer. Os beneficiários do Bolsa Família serão atendidos desde a gestação até os 3 anos. Para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento será até os 6 anos. O Programa atenderá também crianças de de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista em lei e crianças diagnosticadas com microcefalia.