Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ingá discute o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Ingá faz parte de consórcio contendo 15 cidades

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da secretaria de saúde do município de Ingá, a 1ª Audiência Pública que trata do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

A palestra foi proferida pela engenheira civil Rosa Maria Lins Bonifácio, pós graduada em gestão de serviços urbanos – limpeza urbana pelo Institut de L’environnement Urbain – França), especialização, licenciamento e auditoria ambiental (UNOPAR).

A discussão do tema tem como objetivo despertar a conscientização sobre o uso do lixo nas 15 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública nos Município do Baixo Paraíba (COGIVA), com capacitação do modelo de coleta seletiva, compostagem e gravimetria, como parte do PIGIRS.

saúde ambiental

Dra. Rosa Bonifácio iniciou sua palestra apresentando um vídeo que mostrou parte do documentário “Lixo Extraodinário”, que trata do lixão localizado no Jardim Gramacho no Rio de Janeiro. Em seguida mostrou dados sobre o município de Ingá, que apresenta cerca de 18 mil habitantes, onde cada cidadão produz em média 1 kg de lixo por dia, no que totaliza cerca de 18 toneladas de lixo diariamente jogados no lixão de forma inadequada, conforme rege a Lei 12.305/10, cujo prazo final de aplicação venceu em 02 de agosto de 2014.

Foram discutidos diversos problemas específicos do município de Ingá com relação a coleta, manejo e destino final do lixo, cujo o maior problema é o lixão localizado no Sítio Gentil que recebe os resíduos sólidos e orgânicos de cinco cidades: Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Riachão e Serra Redonda.

Por ocasião da audiência foram apresentados problemas ambientais causados pelo destino incorreto do lixo orgânico, o qual gera o chorume que contamina os lençóis freáticos e nascentes, além do desperdícios dos resíduos sólidos não reaproveitados e recicláveis.

Segundo os dados apresentados, cerca de 78% dos municípios do Brasil têm menos de 20 mil habitantes. O governo federal só liberará recursos para a área de meio ambiente aos municípios que concluírem a elaboração do plano, tendo prioridade aqueles que estiverem consorciados. O comitê diretor do plano no município de Ingá está sob a coordenação da Dra. Aparecida Maciel, Dra. Any e Malu.

cida e asa

Cada município tem seu Grupo ASA (Atores da Sustentabilidade Ambiental), que acompanhará o gerenciamento de todas as fases do plano até sua execução e que compõem o grupo de trabalho que presta serviço na elaboração do Plano Intermunicipal da Coleta Seletiva ao COGIVA, nas cidades de Itabaiana, Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Juripiranga, Mari, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

A reunião contou com a participação do vice-prefeito Mendonça, presidente da câmara, Cassio Murilo, vereador Jailton do Sindicato, secretário municipal de saúde Pierre Jan, acompanhado de corpo técnico, secretário de infraestrutura, Martizalém Oliveira e representantes da sociedade civil organizada.

2208201411571Nova audiência foi agendada para o dia 17 de setembro às 14:00 hs. É importante a participação da população ingaense nesta discussão, onde serão definidos o diagnóstico, o prognóstico, a elaboração de propostas e decisões que impactarão o município para os próximos 20 anos.

ASCOM