Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INGÁ CIDADÃO: Secretário Municipal de Saúde faz explanação esclarecedora aos vereadores ingaenses na Câmara Municipal

 

CONVITE DA CÂMARA

Atendendo ao convite da presidente Daniela, o secretário municipal de saúde Jammes Araújo compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal de Ingá para prestar alguns esclarecimentos sobre as ações e serviços prestados por sua pasta à população ingaense.

O secretário Jammes e a secretária adjunta Ezilãne Chaves, foram conduzidos à mesa diretora pelos vereadores Alex Vilas Boas e Gedeilson.

JAMMES TÊM SUAS ORIGENS RAMIFICADAS EM INGÁ

Jammes iniciou sua explanação falando de suas origens ramificadas em Ingá e de sua experiência profissional como secretário de saúde de Juripiranga, Mogeiro, além de outras funções na área em nível estadual, e agora em Ingá, onde já teve convites anteriormente, inclusive em outras gestões, mas que não pode naquele momento assumir tal responsabilidade devido sua necessária entrega aos municípios onde atuava. O secretário informou que esta deve ser sua última gestão, uma vez que pretende concluir o curso de direito. A sessão foi acompanhada por diversos servidores da saúde presentes ao plenário, bem como o ex-vereador Dimas Campos. 

FISCALIZAR E COBRAR – PAPEL DO VEREADOR

O secretário agradeceu o convite e a oportunidade de ter esse primeiro contato com o legislativo nessa gestão, elogiou a atitude dos vereadores deve criticar e cobrar mesmo, pois essa é sua função, e passou a explicar como funciona cada departamento, como encontrou, os problemas do dia a dia e quais as providencias que estão sendo tomadas em setores como SAMU, CAPS, PSFs, POLICLÍNICA, Hospital Regional de Dr. Ivo e conclusão de obras das novas unidades de saúde e UPA.

FOCO PRINCIPAL – ACOLHIMENTO, ATENDIMENTO E ZERAR AS DEMANDAS

Jammes enfatizou uma especial atenção básica, tendo como prioridade principal o atendimento ao povo de forma humana e acolhedora. Pontuou algumas medidas adotadas como ponto eletrônico cuja implantação trouxe para o expediente funcionários efetivos que há 12 anos não trabalhavam, remanejamentos necessários de médicos, correção de procedimentos básicos no âmbito da secretaria, mudança de mentalidade e valores que contrariaram alguns interesses, mas que estão sendo essenciais ao bom funcionamento da secretaria e órgãos a ela vinculada, e que vem dando resultados positivos como as demandas judiciais e do ministério públicos que foram zeradas. O secretário informou ainda que dentre em breve pretende zerar as demandas por exames clínicos e regularizar de vez a questão da distribuição de remédios da farmácia básica, que está em processo de nova licitação devido a desistência da empresa vencedora, o que atrasou bastante o processo burocrático.

OS CONFLITOS DE REFERÊNCIAS ENTRE CAMPINA GRANDE E ITABAIANA

Jammes explicou sobre o problema das UPAs e Hospital de Trauma de Campina Grande que estão recusando o atendimento de algumas cidades do interior, inclusive Ingá, por ter esta a referência o hospital Regional de Itabaiana para onde estão sendo encaminhados os casos de urgência e emergência atualmente, o que traz um certo transtorno tendo em vista todos estarem acostumados a seguir para Campina Grande, porém faz parte do sistema do SUS.

PLANOS DE IMPLANTAÇÃO

Jammes falou de seus planos e programas que pretende ainda implantar durante sua gestão. A mudança do CAPS para um lugar mais tranquilo onde os serviços possam ser oferecidos exclusivamente para os usuários com a implantação das oficinas. Luta para que a UPA esteja em funcionamento até o mês de outubro deste ano, pretende implantar dias de atendimento noturno na nova UBS do centro, uma vez que informou em primeira mão que três médicos passarão a morar em Ingá. A implantação do consultório odontológico elétrico que trará a possibilidade de levar o atendimento em domicílio às pessoas com necessidades especiais e às comunidades rurais distantes, além de melhorar o atendimento de casos especiais de pacientes com doenças graves em domicílio.

APOIO E PARCERIA

Ao final de sua fala, o secretário pediu apoio, compreensão, responsabilidade de todos para trabalhar em parceria com o objetivo final de atender bem à população. A secretaria está aberta a todos os vereadores independente de posições políticas.

Muito aplaudido, Jammes passou a atender as indagações dos vereadores, com destaque para o plano de cargos e salários dos servidores e questão dos equipamentos de raio x. Em suas falas, os vereadores foram unânimes em elogiar sua atuação.

Concluída a apresentação, a presidente Daniela ofereceu um coffee break aos presentes. 

Galeria de fotos de LEOSMAR/INGA CIDADÃO

 

 

Comente usando o Facebook