Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

É POR ISSO QUE DIGO, PREFEITO SEM GOVERNADOR, É UM FILHO SEM GENITOR

palha2

Prefeitura de Ingá em parceria com o Estado, levará água encanada para Rua da Palha. Ação também beneficiará Riachão, que também teve contrapartida

O Secretário Pierre Jam acompanhou de perto os trabalhos das máquinas da prefeitura na Rua da Palha e no açude de Chã dos Pereiras, junto com técnicos da CAGEPA, agência de Campina Grande.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Ingá e Governo do Estado já começa a surtir efeito. Técnicos da CAGEPA de Campina Grande, coordenados por Ronaldo Manso,  estão realizando ações visando atender em definitivo a demanda por água encanada na comunidade da Rua da Palha, contando com os trabalhos das máquinas da prefeitura de Ingá.

A CAGEPA disponibilizou equipe técnica para realização de levantamento das alternativas e possibilidades de ligações e condução da água do açude de Chã dos Pereiras até a comunidade da Rua da Palha, que beneficiará também outros aglomerados rurais, como Várzea Verde, Cutias, Chã dos Pereiras e Pontina. Em contrapartida, a prefeitura de Ingá utiliza as máquinas pesadas nas escavações para o encanamento e manejo dos postes que serão colocados no açude para poder transferir o flutuante para outra área do reservatório que possa captar o precioso líquido.

Com a seca, o açude ficou dividido em dois, sendo que a parte em que fica instalado o flutuante não oferecia mais condições de captação. Foi necessário a transferência para o outro lado, mais fundo, distando cerca de 350 metros, sendo necessário a instalação de  canos, postes e nova fiação para acionar os equipamentos de sucção.

Ao final das obras da prefeitura de Ingá e ações técnicas da CAGEPA, será possível reativar o fornecimento de água para os distritos e finalmente fornecer água encanada para a Rua da Palha, antiga reivindicação da comunidade. A previsão é que a água chegue às torneiras dentro de 15 dias.

PREFEITURA DE RIACHÃO TAMBÉM PARTICIPA

A Prefeitura Municipal de Riachão do Bacamarte também participou da parceria fornecendo sete postes, visando ajudar a solucionar o problema da falta de água na cidade, que entrou em colapso há aproximadamente um mês. Depois de pronto, calcula-se o nível do açude da Chã garantirá o abastecimento d’água na região até janeiro de 2017, atravessando o verão. Tomara que o inverno do próximo ano possa juntar água suficiente para alimentar o sistema e a população não sofre os efeitos da seca que se prolonga por todo o nordeste, uma das maiores dos últimos tempos.

Fonte : Ingá cidadão

palha palha5 palha4 palha3 palha2 palha1