A Prefeitura Municipal de Ingá, através da Secretaria Municipal de saúde, com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), dará inicio ao ciclo de Oficinas de Práticas Integrativas, visando à implantação do Projeto Terapêutico Singular (PTS) nas unidades básicas de saúde, nos dias 25/03, 27/03, 01/04 e 03/04.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um instrumento de organização do cuidado em saúde construído entre equipes e usuário, considerando as singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva o aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento de vínculos e o aumento do grau de corresponsabilização.
Um Projeto Terapêutico Singular constitui-se, então, em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão de uma equipe interdisciplinar, apoiada pelo NASF.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ingá/PB comunica a todos os beneficiados do Programa Bolsa Família, que não atualizaram seu cadastro no último ano, que o façam o quanto antes. A não atualização na base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal pode acarretar no bloqueio e até cancelamento da bolsa.
Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza a revisão cadastral para identificar famílias que estão com as informações desatualizadas há mais de dois anos no Cadastro Único. Até o dia 13 de dezembro de 2013, cerca de 700 mil famílias estavam com seus cadastros desatualizados e tiveram seus benefícios bloqueados nos meses de janeiro e fevereiro/2014, podendo chegar ao cancelamento dos benefícios a partir dos meses de março e abril/2014.
Além disso, quando as informações do Cadastro Único estão diferentes de informações de outros registros do Governo Federal, as famílias fazem parte do processo de averiguação cadastral. Da mesma forma, as famílias beneficiárias do PBF que não atualizarem seus cadastros terão seus benefícios bloqueados a partir do mês de abril/2014. Caso não atualizem seus cadastros, poderão ter os benefícios cancelados a partir do mês de junho.
Para evitar o cancelamento do benefício, o responsável pela Unidade familiar (titular do cartão de saque) deve procurar um posto de atendimento do Programa Bolsa Família localizado na Prefeitura Municipal centro da cidade, CRAS ou do Cadastro único e atualizar os dados. Após a atualização, a família voltará a receber o benefício normalmente. Para saber mais sobre as condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família acesse: dab.saude.gov.br