Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ações da Secretaria de Turismo eleva consideravelmente o número de visitantes à Pedra Lavrada

O Secretário Vavá da Luz recebe pessoalmente os visitantes e ajuda na divulgação do patrimônio histórico

O Sítio Arqueológico das Itacoatiaras, tratada pelos ingaenses como Pedra Lavrada, é palco de constantes visitas de turistas, estudantes de diversas escolas públicas e privadas da Paraíba e outros estados, universitários e estudiosos do mundo inteiro.

CHEGADA PEDRAO Secretário de Turismo Vavá da Luz tem afirmado que a visitação ao Sítio Arqueológico era muito aquém diante de sua importância histórica e cultural, tendo esta visitação aumentado exponencialmente após a posse da nova gestão em 2013. Isso se deve, dentre outras ações, a um melhor tratamento dado ao ambiente como um todo, envolvendo o prédio do museu, maior zelo e limpeza, sinalização adequada na chegada, implantação de réplicas de animais pré-históricos, instalação da própria secretaria de turismo no local, o que permite acompanhar e auxiliar o trabalho dos guias na recepção aos turistas, além de uma constante divulgação das Itacoatiaras nas diversas mídias.

Este aumento considerável na visitação colabora com o crescimento das vendas de lembranças da loja de artesanato Emilyart, bem como atraiu investimentos privados na abertura de um novo restaurante.

Os esforços em preservar e melhorar o Sítio Arqueológico das Itacoatiaras tem recebido sempre o apoio do Ministério Público, através da Dra. Claudia Cabral Cavalcante, bem como o empenho do prefeito Manoel da Lenha, e demais secretarias como infraestrutura e educação.

 PEDRA DE INGÁ

Vavá reconhece que a Pedra Lavrada ainda carece de uma infraestrutura decente que esteja a altura do monumento natural e luta para que seja executado um antigo projeto do governo federal que visa implantar o Parque Arqeológico das Itacoatiaras. Porém, os investimentos necessários para transformar e potencializar o Sítio Arqueológico de Ingá num atrativo turístico que possa ser inserido nos principais roteiros nacional, dependem do despertar do interesse dos governos estadual e federal, bem como de órgãos como o IPHAN, tal qual dispensaram às pegadas dos dinossauros em Souza no sertão paraibano.

O sonho é que o potencial turístico da Pedra Lavrada seja explorado de forma sustentável de forma que traga emprego e renda aos ingaenses.

ITACOATIARA 2

No que tange ao turismo regional, a secretaria de turismo resgatou durante o período junino, o São João da Pedra Lavrada, e planeja a realização aos domingos, do “Forró do Chapéu” , no entanto, com cuidado para não transformá-lo num tipo de turismo predatório.

O secretário Vavá da Luz, quando de sua presença na Pedra Lavrada, tem recebido os grupos de turistas e estudantes pessoalmente, acompanhado dos guias, Denis Mota e Marquinhos, e tem sido assediado para conceder entrevistas e informações sobre sua gestão, projetos e problemas enfrentados.

Confira uma destas entrevistas concedida a um Blog da cidade paraibana de Piancó.

ASCOM