Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOTICIAS DA TERRINHA (por vavadaluz)

 

diaseteBom dia , boa tarde e boa noite, na sua telinha, “Noticias da Terrinha” por meio do seu Jornal Ingacional, o único que se arrisca, mas mete o pau, intencional.

Começo enviando com meu voto de pesar a família de Dona Corina Nogueira, professora das mais dedicadas de nosso município, pessoa humana indescritível, o Ingá perde muito com sua partida. Que Deus a tenha e conforme a família enlutada.

O dia da independência do Brasil aqui por Ingá foi inusitado do começo ao fim. Logo cedo, no hasteamento da Bandeira, com a presença do Secretariado, o Prefeito Manoel da Lenha deu uma aula de Historia do Brasil e se derramou em elogios a D. Pedro pela bravura de arriscar a pele por acreditar no Brasil.

O Prefeito falou tão detalhadamente que só faltou dizer se o cavalo de D. Pedro era Manga Larga ou quarto de milha, cada dia que  se passa tá melhorando o discurso.

Logo após, o Padre Severino também pregou a paz, o amor ao próximo, e fez com que todos orássemos de mãos  dadas a oração que Jesus nos ensinou .

Sempre acompanhado de perto pelos acordes  da Banda 31 de Março que sob a Batuta do Maestro Flavio nos levava ao passado com seus magníficos dobrados e nos trazia ao presente com repertórios atuais.

Dona Iraci Félix, outra baluarte do mundo ingaense, que já faz parte, sem duvidas, da historia da terrinha, não só como Professora, mas como Assistente social e POLITICA, aproveitou a oportunidade do Hasteamento da Bandeira e se confessou Assistente de D. Pedro, dizendo ter apenas 175 anos,  mas que não queria parar de trabalhar e pediu emprego ao Prefeito.

E dando continuidade às comemorações do dia da Pátria, que como nunca, foi tão prestigiado, com um número de presentes dos maiores que por aqui já se viu, mostrando a quem queira ou não queira a força e credibilidade que o povo tem em Manoel da Lenha.

desfile

Homenagens póstumas inteligentes e bem merecidas foram feitas a Saudosa Dona Risomar, ao mestre Birino, a Dona Corina e a Dona Marta Burity.

Dando mais uma vez uma demonstração de força, de humildade, e principalmente de valor, o Prefeito Manoel da Lenha convidou e recebeu o ex prefeito Antonio Burity em seu palanque dando-lhe, a ele e a seus familiares, a atenção devida.

Resta-nos saber se fosse ao contrario, se o velho Bura faria isso e eu respondo logo que não, aliás,  nunca o fez, mas como politica é coisa séria, as vezes se torna engraçada. Sabem por que? Porque segundo lavadeira do norte ele não é farinha do mesmo barco nem pipoca do mesmo caco.

Bom, é preciso que os Buritéticos entendam que tratava-se de uma solenidade, de uma homenagem merecida, e o Prefeito Manoel da Lenha, agiu com a grandeza dos vencedores, a astucia dos sábios e o coração dos benévolos.

E continuo avisando, que venham, que somem, tudo bem, mas sempre lembrando que o velho BURA politicamente não respeita nem a FAMILIA.

Vendo esse aparato Buritético no palanque prefeiturável o Vereador Vinicius foi flagrado no outro dia, 08, recebendo e participando de uma brincadeirinha com muita LENHA em Serra Verde. Politica é coisa séria.

E foi lá nessa coisa séria que disseram ao prefeito que eu tinha mando Vossa Excelência o delegado prendê-lo, ah! Magote de puxa sacos e a Ah! Prefeito pra não ter tempo de ler.

Falei e repito que ao INVÉS de Vossa Excelência ter prendido indefesos cumpridores do dever, que prendessem os blindados mandantes, e tenho dito.

Bom, mas esse assunto fez-me lembrar de um outro acontecimento também inusitado, nunca visto antes e que merece destaque que foi justamente o PROCEDIMENTO feito por Vossa Excelência o delegado Erilberto, onde apreendeu maquinas do Município e prendeu cidadãos inocentes.

Pra começo eu tenho que dizer que já tinha conhecimento do temperamento de Vossa Excelência o delegado Erilberto de algum tempo atrás, é um doce com cobertura de Jiló.

Ao vir para o ingá, Vossa excelência procurou-me onde alicercei uma amizade sincera, me fiz portador de suas reivindicações junto ao executivo municipal, me prontifiquei a resolver problemas materiais da delegacia, fui portador junto ao Secretario de Segurança para o acordo de cooperação, enfim, me fiz elo e amigo da policia civil, e confesso ter por ele um carinho especial, gosto da Vossa Excelência sem demagogia.

Agora não vai ser minha amizade, minha admiração e consideração que vai me impedir de emitir publicamente a minha opinião a respeito, até porque a Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral, e tenho certeza que Vossa Excelência entende de direito, liberdade, democracia e censura e no caso em epígrafe, pela nossa amizade, e pela função que exerço no executivo, me senti o mais atingido, numa verdadeira falta de consideração a minha pessoa.

Comecei a me cautelar, quando em oficio, o Delegado exigia tanto do Ministério Publico, quanto do Judiciário o tratamento de Vossa Excelência, que é determinado por lei, mas a meu ver, não se impõe, se conquista.

E logo em seguida vem esse procedimento desnecessário, arbitrário, onde Vossa Excelência o delegado Erilberto sem ser em flagrante delito prende cidadãos Ingaenses, apreende maquinas de trabalho, sem nenhuma advertência ou comunicado prévio e o mais grave, não permite a presença de advogados.

 Um caso INUSITADO como bem o disse o funcionário da SUDEMA: É a primeira vez na historia do departamento que vemos uma inversão de papéis, pois somos comunicados, vimos ao local, autuamos e entregamos ao delegado, quando necessário. Aqui o delegado não sabia nem o telefone da Sudema, disse ao agente.

Quer dizer, depois desses ofícios a Juízes e Promotores que considero uma petulância, uma briga com o Prefeito que por sua vez leva Vereadores, uma briga com a população que precisa da areia, agora quer brigar com a imprensa, como assim procedeu o senhor Fcruz para comigo.

Então, façamos uma analise minuciosa, pois pelo depoimento de um dos presos o delegado demonstrou total desequilíbrio na condução do procedimento, como por exemplo :

a)   Vocês tão presos, mas sintam-se em casa, quer um cafezinho ? Uma bolachinha ?

b)   Eu passei o ferrolho nessas grades aqui, mas vocês não estão presos não, entenderam?

c)   Você está preso seu moleque, não pode falar com ninguém não, quer agua, café, bolacha ?

Face ao exposto só me resta presumir que um surto de “delirius sensitivus de alto referencia” tenha levado Vossa Excelência ao Modus Operandi do procedimento.

Vejam bem, longe de mim dizer que Vossa Excelência o delegado Erilberto não tem autonomia para desencadear tal procedimento, tem sim, o que se discuti aqui é o Modus Operandi, o excesso de autoridade com que ele conduziu, a pirotecnia do “crime ambiental” que já se arrastava por tantas gestões Municipais, por tantos delegados, inclusive ele, que só veio notar no dia que quis que fosse notado.

O distrito de Pontina clama pela presença de policiais, de rondas, quer seja de policia  civil ou militar, lá naquela pequeno e próximo distrito, pelas estatísticas, os CRIMES que mais preocupam a população que são os de morte, trafico de drogas, roubo de motos e pegas, e que é uma constante.

Um bom pescador tem sempre um peixe gordo na sua geladeira.

Finalizando esse assunto, se Vossa Excelência o Delegado Erilberto, quisesse mesmo cooperar com a Prefeitura que por sua vez não vem cooperando com ele, pelo menos nas suas súplicas, apesar da não obrigatoriedade, teria agido bem diferente e não carece explicar com seria, pois todos nós sabemos

Outra, se Vossa excelência tivesse mesmo o que fazer, não iria tirar nem botar areia na panela de ninguém, não compete DIRETAMENTE a Vossa Excelência, a não ser, uma insubordinação, o não cumprimento de uma ordem e patati e patata.

Não deixa de ser bom para nós a criação da nova DELEGADEMA, uma mistura de delegacia com Sudema, que só nos trará benefícios e evitará nosso deslocamento ou telefonemas para fora da terrinha.

O que relato aqui não é produto de minha imaginação, é extraído de depoimentos dos presos na operação CASTELO DE AREIA que será doravante acompanhada pelo MP e OAB e sempre dizendo que é MINHA OPINIÃO, não é a razão, tendo todos os mencionados o direito do contraditório.

O que eu não tenho certeza é que se quando essa matéria for ao ar, eu estarei solto ou Vossa Excelência ainda continua delegado da terrinha.

identidade

Tirar primeira ou segunda via do seu documento de identidade, aqui no Ingá ficou mais fácil, a prefeitura disponibiliza esse serviço gratuito e com bastante eficiência.

Na enquete, 61 por cento dos internautas têm a atuação do Ministério Publico entre “excelente, ótima, Boa e mais ou menos” o restante é só politica.

revista1

O prefeito Manoel da Lenha com o Vice Governador Romulo Gouveia e Evaldo Costa, Secretario do  Governo Eduardo Campos, exibem orgulhosamente a revista da TAM nas nuvens onde nossas Itacoatiaras é destaque.

Somos ainda destaque no Folder do Governo na ABAV, na Revista Azul Linhas aéreas, protagonizamos um filme de bordo das aeronaves TAM que se encontra no Blog e no Youtoube, estaremos na turma da Mônica que não é a que vocês pensam, é a do cebolinha mesmo, e por aí vai. Parabéns pra todos nós.

Vou saindo e mandando meu abraço pras Lula de Zé Grande, Antonio Burity,Manoel da Lenha, Ivo Aragão,Vereador Murilo, Vinicius Bacalhao, João Martins e a turma do Senadinho, Prof. Marcos Bacalhao, Desembargador Souto Maior,Tião Lucena, Pedro Marinho, Fabio Mozart, Marconi Xavier e todos meus leitores amados , sempre lembrando que :

“SE VOCÊS TIVESSEM ACREDITADO NAS MINHAS BRINCADEIRAS DE DIZER VERDADES, TERIAM OUVIDO MUITAS VERDADES QUE INSISTO EM DIZER BRINCANDO”

Uma semana de amor, paz e sucessos,

vavadaluz

Não é possível comentar.